Meu retriever tem caspa

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu retriever tem caspa
Golden retrievers podem ter pele seca ou feridas na pele (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Se o seu golden retriever solta flocos de pele seca, ele pode ter caspa. Por vezes, isso é resultado de um ambiente seco ou com muito vento, ou excessiva exposição ao sol; no entanto, e a pele seca pode indicar sérios problemas de saúde subjacentes. Algumas raças de retrievers são particularmente propensas a apresentarem problemas médicos ou de pele, por isso, leve seu cão a um veterinário para diagnosticar a causa do problema.

Outras pessoas estão lendo

Causas médicas

As doenças do sistema endócrino podem causar pele seca e descamada ou hiperqueratose, de acordo com o site DVM360.com. A Síndrome de Cushing -- uma doença hormonal causada por altos níveis de cortisona no sangue do cão -- pode originar caspa no seu retriever. Cães com hipertireoidismo também podem ter a pele seca, descamada ou irritada. A ictiose lamelar congênita pode causar esfoliação de grandes flocos de pele, por vezes acompanhados de descoloração. Os cães mais velhos dessa raça podem ter epiteliotrópico linfoma, uma doença grave que pode fazer com que toda a pele fique seca.

Parasitas

Os ácaros Cheyletiella causam uma condição chamada caspa em movimento. Esses pequenos ácaros brancos parecem flocos de pele seca e deslocam-se sobre a pelagem do cão, por isso diz-se que a caspa parece estar "andando". Eles, que são altamente contagiosos, podem se espalhar de um cão em sua casa para outro -- ou também a um gato. Um retriever infestado de ácaros Cheyletiella provavelmente se coçará devido ao comichão causado pelo parasita. Algumas raças de cães, inclusive esta, apresentam alergia a pulgas; por isso, uma infestação pode causar coceira e uma pele montada em caspa. As picadas das pulgas podem causar feridas, parecendo-se com ulcerações infectadas na pelagem do cão.

Diagnose

Para diagnosticar a causa da pele ressecada do seu cão, leve-o a um veterinário. O médico retirará uma amostra de pele e poderá proceder uma biópsia. Dependendo dos resultados, o veterinário também pode recolher amostras de sangue para saber se há alguma doença endócrina ou certos tipos de câncer. Caso não seja encontrada nenhuma causa conclusiva da caspa, o seu cão pode ter alergias ambientais. Algumas raças -- nomeadamente o chesapeake bay retriever e o golden retriever -- são propensas a eczemas, alergias ou outras doenças de pele, de acordo com DogPack.com.

Tratamento

Cães com uma condição médica subjacente causando ressecamento e escamação da pele devem receber tratamento para esse problema, para que o da pele também seja resolvido. Para os cães com a Síndrome de Cushing induzida por esteroides, a eliminação do uso de esteroides geralmente resolve a pele seca. Cães que apresentam a síndrome com causa natural podem receber tratamento com suplementos de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, xampus e condicionadores hidratantes, de acordo com o site DVM360.com. Esses tratamentos também funcionam em cães com pele sensível ou que possuam alergias de pele. As infecções da pele causadas por fungos ou bactérias necessitam de xampus ou cremes antifúngicos ou antibacterianos. Cães com pulgas ou ácaros precisam de tratamento com produtos tópicos para matar os parasitas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível