×
Loading ...

Como reutilizar a terra para plantar tomate

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A terra para plantio pode carregar doenças que causam uma variedade de problemas fúngicos e bacterianos, os quais podem matar os brotos de tomate em poucos dias. Mesmo a terra esterilizada pode conter organismos causadores de doença após uma temporada em uso. As mudas de tomate são especialmente vulneráveis a doenças espalhadas por outros tomates, assim como por pimentões, berinjelas e tomates verdes.

Se quiser reutilizar a terra do ano passado para a safra deste ano, pasteurize o solo, para matar as bactérias e os fungos causadores de doenças, além de insetos escondidos e sementes de ervas-daninhas.

Instruções

Plante as mudas de tomate em um solo livre de doenças (tomato plants image by Gina Smith from Fotolia.com)
  1. Espalhe uma camada de terra, com 2 cm a 5 cm de espessura, em uma assadeira metálica. Se a terra estiver completamente seca, espalhe um pouco de água sobre ela, para deixá-la levemente úmida. Cubra a assadeira com papel alumínio. Enfie um termômetro culinário na terra, deixando a parte de cima aparente, para você poder verificar a temperatura.

    Loading...
  2. Pré-aqueça o forno a 90 °C. Coloque a assadeira na prateleira de cima e espere o termômetro chegar a 60 °C.

  3. Ligue o timer e deixe a assadeira no forno durante meia hora. Se a terra ficar mais quente do que 80 °C, desligue o forno durante um tempo, abra um pouco a porta e tire a assadeira de dentro durante alguns minutos, até a terra esfriar um pouco e ficar abaixo dos 80 °C. O objetivo é mantê-la entre 70 °C e 80 °C -- quente o suficiente para matar bactérias, insetos e fungos danosos, mas não quente o bastante para queimar a matéria orgânica ou prejudicar a estrutura do solo.

  4. Tire a assadeira do forno e deixe-a esfriar. Agora que a terra está pasteurizada, mantenha-a coberta e utilize-a em vasos novos ou vasos lavados com lixívia, para evitar contaminar a terra novamente.

Loading...

Dicas

  • Se estiver preocupado com o cheiro da terra quente na cozinha, utilize uma grelha para aquecer o solo do lado de fora, utilizando o mesmo método.
  • Você também pode tratar a terra no micro-ondas. Umedeça-a e coloque-a em um pote próprio para micro-ondas. Tire as pedras e os pedaços de metal aparentes que estiverem na terra. Ligue o micro-ondas em potência baixa durante dez a quinze minutos, ou em potência alta durante dois a três minutos. Desligue imediatamente o micro-ondas se vir faíscas causadas por alguma partícula metálica escondida e troque para o método no forno ou na grelha.

O que você precisa

  • Assadeira
  • Termômetro
  • Forno

Referências

Loading ...
Loading ...