×
Loading ...

Revestimento de bambu e seus cuidados com água

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O revestimento de bambu é tecnicamente classificado como uma opção de piso de madeira, mas é muito diferente das outras madeiras disponíveis. Ele tende a ser mais leve, mais fácil de instalar, está disponível em uma variedade muito maior de tons, sem manchas e geralmente é mais resistente à água do que as verdadeiras madeiras folhosas. No entanto, bambu não é impermeável à água, e o bambu maduro que teve a maioria de sua água liberada devera ser utilizado para evitar a deformação.

Os assoalhos de bambu são naturalmente resistentes à água, mas não à prova d'água (Modern Asian inspired hallway with bamboo floors image by MAXFX from Fotolia.com)

Bambu

O bambu é na verdade um tipo lenhoso de grama que cresce principalmente no Sudeste Asiático. Existem diversas variedades, e alguns deles crescem muito rápido, tão rápido quanto seus 30 cm por dia em temporada de curto plantio como na primavera. Isso permite que o bambu se reabasteça ao longo de cerca de cinco anos, razão pela qual ele é saudado como uma fonte de madeira renovável. Bambu adora água e a suga continuamente do solo à medida que cresce, em extensão maior do que a maioria das outras plantas.

Loading...

Produção de revestimento de bambu

O revestimento de bambu é feito cortando o bambu e partindo-o em fibras longas -- não tão pequenas quanto as fibras individuais que são usadas ​​para fazer papel, mas grandes o suficiente para manter a aparência e textura de bambu. Esses pedaços são então combinados em um recipiente com água e ácido bórico para remover a maior parte dos açúcares. Depois disso, as tiras são coladas umas às outras para formar as placas utilizadas para o revestimento de bambu. Essas placas são naturalmente resistentes à água

Efeitos de água

O piso em si é sempre protegido com selante, o que faz com que o bambu se torne ainda mais resistente à água e ao mesmo tempo evita os danos que podem ser causados, por exemplo, por queda de objetos pesados ​​sobre ele. No entanto, a água que se infiltra ou água parada sobre o piso ainda pode ser um problema. Essa água pode fazer com que o bambu para se curve para cima nas bordas, especialmente se combinada com calor.

Limpeza

Os pisos de revestimento de bambu devem ser limpos com água somente. Embora possa ser tentador adicionar um produto de limpeza ao balde, a maioria dos produtos de limpeza podem retirar o selante à base de água que ele contém, fazendo com que se desgaste com mais rapidez. Água quente é uma das melhores maneiras de limpar o bambu, com uso intermitente de limpadores de piso de madeira projetados para adicionar proteção às placas.

Mofo

O mofo às vezes pode ser atraído para o bambu sob as condições certas. Ele é causado por esporos que flutuam pelo ar até encontrar uma superfície úmida com a escuridão necessária para que possa crescer. Pisos de bambu, que são devidamente fechados não deverão ter problemas com mofo, mas pisos de bambu usados em climas úmidos ou que são expostos de debaixo do assoalho da casa, podem ser suscetíveis.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...