Que tipo de revestimento deve-se usar para maquetes em escala?

Escrito por sean kotz | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de revestimento deve-se usar para maquetes em escala?
Veículos blindados necessitam de uma camada fosca para a finalização, enquanto outros modelos, como automóveis, precisarão de uma camada brilhante (tanks from defence image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Selar uma maquete com produtos de revestimento adequados é uma parte importante do processo de construção e, muitas vezes, isso acontece mais de uma vez e com mais de um selante. O produto pode tanto proteger o trabalho de pintura do equipamento, como ajudar a preparar a superfície para decalques. As coberturas foscas ou brilhantes, incluindo as ceras de chão acrílicas, são os tipos de selante mais comuns usados nas construções de maquetes.

Revestimento fosco

O revestimento fosco, também conhecido como aplicações de finalização "mate" ou "opaca", deixa o equipamento sem brilho (veja Referência 1). O revestimento fosco está normalmente disponível em latas de aerosol e na forma líquida em lojas de ferragens e nas seções de maquetes de lojas de artesanato, e é comumente aplicado em modelos militares e ferroviários. Além disso, animais, pessoas e prédios normalmente necessitam de uma finalização fosca, assim como a face inferior dos automóveis. Ele não deve ser aplicado a partes cromadas ou plástico transparente.

Revestimento brilhante

O revestimento brilhante é comumente utilizado em maquetes de automóvel, apesar de poder ser aplicado em aeronaves comerciais ou qualquer superfície que pareça brilhante quando nova, assumindo a maquete como algo novo (veja Referência 1). Um novo hidrante, por sua vez, é brilhante, mas poucos continuam assim nas ruas. Traços com água também serão beneficiados com, pelo menos, uma camada de revestimento brilhante. Mais uma vez, o cromo e o plástico transparente não combinam com os selantes de brilho.

Cera acrílica para piso

As ceras líquidas e acrílicas para piso são normalmente usadas em maquetes de construção. Uma aplicação é para dar uma sensação de umidade aos olhos, às bocas, gengivas e dentes nos modelos de figuras. A cera também é uma maneira excelente de preparar uma superfície para o decalque, deixando que ele grude melhor ou melhore as partes de plástico transparente (veja Referências 2 e 3). Elas podem ser aplicadas através de um aerógrafo ou pinceladas, e camadas foscas podem ser aplicadas sobre ela para finalizar o objeto, se necessário.

Finalização natural do metal

A finalização natural do metal era comum em aeronaves ou motores ferroviários e de carros de trilho dos anos 40 e 50. Nem o revestimento brilhante nem o fosco serão convincentes nessas maquetes. Em vez disso, produtos de tinta especializados, feitos especificamente para aderirem de maneira apropriada ao plástico e darem uma aparência de prata desgastada, devem ser usados (veja Referência 4). Folha de metal também pode ser aplicada em alguns casos para a camada final (veja Referência 5).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível