Mais
×

Como revisar parágrafos no 3º ano do Ensino Fundamental

Imagine ler uma língua estrangeira desconhecida e depois ser convidado a revisá-la. Isso pode parecer uma tarefa impossível. Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão apenas começando a escrever parágrafos e precisam de muitos exemplos de parágrafos bem escritos, antes de começarem a corrigi-los. Por outro lado, eles podem sentir como se estivessem revisando uma língua estrangeira. Leia para os alunos em voz alta e, depois, use ferramentas de revisão simples para ajudá-los a revisarem suas ideias de parágrafos.

Instruções

Use um livro de figura e lápis coloridos para ajudar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a revisarem parágrafos (école image by Com Evolution from Fotolia.com)
  1. Examine os padrões de educação de sua região para determinar os objetivos da revisão para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Esses objetivos incluem organização e detalhes. Independentemente dos outros objetivos que sua região exija, inclua esses dois fatores como pontos de revisão para ajudar os alunos a escreverem melhor.

  2. Peça para os alunos escreverem um parágrafo sobre um evento e, depois, usarem-no para praticar as habilidades de revisão. Use um tópico sobre o qual todos possam escrever e tenha um elemento forte, como: "Um dia na escola" ou "Uma ida ao supermercado com minha família".

  3. Leia um livro em voz alta que tenha o mesmo tipo de enredo que os parágrafos que os alunos escreveram. Após a leitura, peça para a classe identificar o evento principal da história à medida que você o registra em um gráfico. Explique que a classe vai examinar as palavras do autor como um modelo de escrita de qualidade.

  4. Escolha um parágrafo longo e detalhado da história para reler em voz alta. Peça para a sala identificar sua ideia principal e como ela é escrita no evento da história. Peça para os alunos destacarem o que acontece no parágrafo e suportarem a ideia principal, enquanto você as escreve no quadro.

  5. Após analisar o gráfico do parágrafo de exemplo, peça para os alunos lerem sobre o que escreveram. Peça para escolherem um lápis de uma cor e sublinharem a frase que traz a ideia principal do parágrafo.

  6. Peça para os alunos pegarem um lápis de cor diferente e sublinharem os detalhes que suportam a ideia principal do parágrafo. Peça para numerarem as sentenças na ordem em que elas acontecem de verdade, o que pode ser ou não a ordem em que as escreveram.

  7. Peça para os alunos trocarem os papéis com um par. Peça para eles lerem os parágrafos uns dos outros, enquanto observam os lugares que precisam de mais detalhes ou colocam na ordem o que não está. Dê notas adesivas aos alunos para colocarem no papel falando sobre erros ou detalhes fora de ordem.

  8. Peça para os alunos devolverem os papéis para a pessoa correta e, depois, lerem as observações que o parceiro fez. Os alunos determinam quais revisões precisam fazer.

  9. Após corrigir todas as revisões, peça para os alunos reescreverem seus parágrafos. Lembre-os de fazer todas as adições e correções. Peça para a classe discutir sobre como usar essas técnicas de revisão na escrita diária.

Dicas

  • Repita várias vezes a leitura de um livro em voz alta para os alunos continuarem ouvindo uma escrita de qualidade.
  • Se não tiver notas adesivas, peça para os alunos fazerem as observações em cartões.

O que você precisa

  • Trabalho escrito do aluno
  • Livro com figuras
  • Papel quadriculado
  • Lápis de cor
  • Notas adesivas
  • Papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article