Mais
×

Revitalize aquele banco baú da vovó num móvel descolado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Móveis novos podem ser muito caros, por isso sempre é uma ótima opção procurar uma peça acessível que precise apenas de uma revitalização. É possível pesquisar em lojas de móveis usados e sites para obter peças boas necessitando apenas de um pouco de amor e pequenos enfeites para que combinem com sua casa.

Instruções

O banco reformado em sua casa nova (Marisa Hice)
  1. Escolha uma área de trabalho antes de começar a trabalhar no móvel. Lixa e pintura fazem um pouco de bagunça, por isso é melhor trabalhar ao ar livre, se possível.

    A foto do antes do banco (Marisa Hice)
  2. Comece lixando o acabamento da peça. Este banco em particular tem uma camada de verniz de poliuretano além de algumas flores acrílicas pintadas. Alguns móveis também poderão ter uma camada antiga de tinta ou um acabamento mais grosso. Uma lixa de 100 deve ser suficiente para remover a maior parte da cobertura de qualquer banco. Lembre-se de que esta etapa exige bastante tempo e força, mas é um exercício excelente.

    Lixando o verniz (Marisa Hice)
  3. Assim que você tiver lixado a peça a seu gosto, pegue um pano limpo e úmido e limpe o móvel para remover todas as partículas criadas pela abrasão. A superfície deverá ficar limpa para a tinta aderir nela.

    Lixado, limpo e pronto para pintar! (Marisa Hice)
  4. Coloque o móvel sobre uma lona, um oleado ou mesmo jornais para proteger o piso da tinta. Abra a lata de tinta e comece a misturar de forma que fique uniformemente misturada. Talvez seja útil usar dois pinceis de tamanhos diferentes para a pintura. Por exemplo, um pincel de 2,5 cm de largura é melhor para partes mais estreitas da madeira e outro de 10 cm cobrirá mais espaço em áreas maiores.

    Junte a tinta e os pinceis (Marisa Hice)
  5. Agora é hora de começar a pintar! Mergulhe a borda do pincel na lata de tinta, absorvendo pouca quantidade e sacuda. O ideal é começar suavemente. Passe a tinta rapidamente no banco com movimentos longos e uniformes. Se você fizer muito contato entre o pincel e o móvel algumas partes ficarão empoçadas e a demão de tinta ficará irregular. Pinte na direção da textura da madeira para obter um efeito melhor.

    Primeira demão de tinta está completa (Marisa Hice)
  6. Depois que terminar a primeira demão, você pode aplicar outras camadas de tinta para criar o resultado desejado. Contanto que as demãos de tinta sejam bem finas, elas secarão relativamente rápido, permitindo que o processo siga bem rápido. Assim que alcançar o efeito esperado, deixe o banco revitalizado secar durante a noite e arrume-o na casa nova!

    Pintura terminada! (Marisa Hice)

Dicas

  • Quanto menos tinta você usar no pincel, melhor! Isso permite que partes da madeira e da textura fiquem à mostra para obter um visual mais rústico. Depois que a tinta secar, também será possível lixá-la um pouco em algumas áreas para que fiquem com uma aparência desgastada elegante.

O que você precisa

  • Móvel de madeira
  • Lixa
  • Tinta para interiores
  • Pincel grande
  • Pincel pequeno
  • Lona ou encerado
  • Pano limpo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article