Mais
×

Como rezar a Liturgia das Horas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Liturgia das Horas remonta o início do Cristianismo. Trata-se de um grupo de orações rezadas ao longo do dia em diferentes ''horas''. Ela também é chamada de Ofício Divino, sendo rezada com a utilização de um breviário, um livro que contém todas as orações necessárias.

Instruções

Salmos, cânticos e antífonas são rezados na Oração das Horas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

    Básico

  1. Aprenda a ordem da Liturgia das Horas. O Invitatório é rezado primeiro e o Ofício das Leituras em seguida. A oração da manhã, a diurna, a noturna e a da noite são rezadas durante as partes apropriadas do dia.

  2. Folheie o breviário para familiarizar-se com ele.

  3. Olhe atentamente as quatro semanas do livro dos salmos, o núcleo do breviário. Ele inclui o texto das orações para a Liturgia das Horas.

    Exemplo: Oração da manhã

  1. Comece com uma oração inicial que é, normalmente, seguida de um hino.

  2. Diga ou cante a antífona, o salmo e depois repita a antífona. Isto é feito durante três salmos. Às vezes um deles é substituído pela leitura de outro livro da Bíblia.

  3. Leia a passagem da Escritura para aquele dia e hora.

  4. Reze o responsorial, que é formado por três linhas de apelo e resposta.

  5. Continue com o Cântico. Para a oração da manhã é sempre o Cântico de Zacarias. A antífona é dita antes e depois do cântico.

  6. Interceda pela Igreja. As orações da manhã e da noite têm intercessões depois do cântico.

  7. Termine com a oração final.

    Outras Horas

  1. Comece o seu dia de oração com o Invitatório. Ele é simplesmente um conjunto de antífonas e um salmo.

  2. Reze o Ofício das Leituras, como faria na oração da manhã, exceto por alguns ajustes. Há duas leituras: uma da Bíblia e outra de um fiel da Igreja. O Te Deum é rezado em vez de um cântico e os salmos vêm de um saltério separado, específico para o Ofício das Leituras.

  3. Use o seu conhecimento sobre a oração da manhã para fazer a da noite. A única diferente é o cântico.

  4. Reze a oração do meio-dia da mesma forma que rezou as da noite e da manhã. Ela é menor porque é composta de apenas de três salmos com antífonas. A oração da noite também é menor. Há apenas um ou dois salmos, sem intercessões, mas um exame de consciência é adicionado ao começo.

  5. Adapte a oração comum para os períodos festivos. Na parte da frente do breviário há antífonas que substituem as comuns durante o Advento, Quaresma e Páscoa. Eles são chamados de próprios. Cada domingo também tem um próprio. A parte de trás do breviário tem próprios para festas de dias santos.

Dicas

  • O breviário é vendido em edições de um ou quatro volumes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article