Como um rinoceronte branco come?

Escrito por hayley ames Google | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um rinoceronte branco come?
Rinocerontes brancos preferem habitats com fácil acesso à água (Comstock/Comstock/Getty Images)

O rinoceronte branco é herbívoro e consome vastas quantidades de vegetação para ganhar a energia de que precisa. Adaptações o ajudam a reunir, quebrar e digerir seus alimentos com a maior eficiência possível. O rinoceronte branco começou a ser diferenciado em duas subespécies, o rinoceronte branco do sul e o do norte, há cerca de 2 milhões de anos, à medida que ele se adaptava para consumir diferentes tipos de plantas em diferentes habitats. O habitat natural deste animal é a savana e regiões de pradarias na África do Sul. Pequenas populações também podem ser encontradas no Quênia, Zimbábue, Namíbia e Uganda. Em 2011, todos os rinocerontes brancos estavam em risco de extinção. De acordo com o site Animal Corner, existem cerca de 11 mil rinocerontes brancos do sul na natureza hoje, e acredita-se que existam apenas quatro rinocerontes brancos do norte.

Outras pessoas estão lendo

Dieta

O rinoceronte branco é um animal herbívoro, consumindo uma dieta formada por diversos tipos de pasto, como a grama dos gêneros Panicum e Urochloa. Alguns dos tipos de vegetação que o rinoceronte branco consome sem efeitos nocivos seriam venenosos para outros animais. O rinoceronte branco desempenha um papel importante no seu ambiente removendo estas plantas. Ocasionalmente, estes animais podem comer terra para complementar seus níveis de minerais. Embora o rinoceronte branco possa viver até cinco dias sem água quando necessário, ele prefere beber todos os dias. Este rinoceronte pode consumir até 66 litros de água em um único dia.

Volume de comida

Os tipos de alimentos que o rinoceronte come têm baixo valor nutricional. Isto significa que este animal deve comer grandes volumes de alimento durante longos períodos para ganhar a quantidade de energia de que precisa. O rinoceronte branco passa cerca de metade do seu dia comendo e pode consumir até 16 kg de vegetação ao longo de um período de 24 horas.

Adaptações para comer

"Rinoceronte branco" é um nome derivado de uma palavra em africâner para descrever a sua boca. Na língua africâner, a palavra "weit" significa "larga". A boca larga e quadrada ajuda o rinoceronte branco a pastar em gramados curtos de forma eficiente, coletando grandes quantidades de grama. Uma corcova nas costas do animal é causada pelos músculos fortes que permitem que o rinoceronte branco segure sua enorme cabeça na posição correta para pastar durante períodos extensos de tempo. Os músculos dos lábios do rinoceronte branco também são fortes e facilitam o trabalho de pastar, apesar de estes animais não terem dentes caninos ou incisivos. O rinoceronte branco também pode usar seu chifre para procurar alimentos. Se a grama se tornar curta demais para a pastagem do rinoceronte, seu chifre pode ser usado para arrancar a grama remanescente antes que ele use seus lábios para reunir a vegetação. O rinoceronte branco tem quatro dentes molares, dois em cima e dois embaixo. Estes dentes planos são usados para quebrar a grama antes que ela seja engolida.

Sistema digestivo

O rinoceronte branco tem um sistema digestivo eficiente para ajudá-lo a ganhar o máximo possível da vegetação de baixo valor energético que ele consome. Vegetais resistentes como a grama são fermentados dentro de parte do estômago, permitindo que o rinoceronte branco decomponha vegetais mais fibrosos. Por causa das grandes quantidades de alimentos consumidos, o rinoceronte branco também produz grandes quantidades de estrume, que servem ao propósito adicional de mercar território.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível