Rins aumentados em bebês

Escrito por tiffany fowlkes | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Rins aumentados em bebês
A hidronefrose é um aumento dos rins (Image by Flickr.com, courtesy of D. Sharon Pruitt)

O aumento dos rins, também conhecido como hidronefrose, em crianças é resultado da formação de anomalias durante o início do crescimento dos rins, mudando seu tamanho, a aparência e função. Rins aumentados podem ser causados por três fatores principais. A condição pode ser leve, moderada ou grave.

Outras pessoas estão lendo

Causas

De acordo com o "Comer Children's Hospital", a hidronefrose pode ser causada por uma obstrução da junção ureteropélvica, chamada de obstrução UPJ. Essa condição resulta de um estreitamento no ponto onde o ureter sai do rim. Uma hidronefrose causada pela obstrução UPJ tende a ocorrer antes do quarto mês de desenvolvimento fetal. Rins dilatados em crianças também pode ser causados por um bloqueio na extremidade inferior do ureter. O ureter pode ser coberto com uma fina membrana que impede a drenagem de urina na bexiga ou pode se ligar à bexiga em um local anormal. A hidronefrose também pode ser causada por um fluxo reverso, ou refluxo, de urina para dentro do ureter e rins.

Tratamento

Se o seu filho for diagnosticado com hidronefrose, ele será examinado por um urologista pediátrico. Em crianças com hidronefrose leve ou rins aumentados devido ao refluxo de urina, a terapia de observação juntamente com o tratamento antibiótico geralmente consegue tratar da condição, enquanto os problemas renais corrigem-se sozinhos à medida que a criança cresce. Casos moderados e graves de hidronefrose geralmente requerem cirurgia para corrigir a obstrução. O procedimento cirúrgico é realizado com segurança, através de métodos cirúrgicos robóticos ou por técnicas minimamente invasivas envolvendo pequenas incisões.

Considerações

Rins aumentados em crianças não foram ligados a nada que os pais possam ter feito durante a gravidez, mas pode haver fatores hereditários em tal anormalidade. A hidronefrose é geralmente evidente durante as avaliações de ultra-som pré-natal, mas em outros casos, não se torna evidente até ao nascimento ou mais tarde na infância.

Estatísticas

De acordo com o Dr. Alan Greene, de 20 a 35% dos casos de hidronefrose pré-natal são resolvidos antes do nascimento. Em pelo menos 93% das crianças que sofrem de hidronefrose pré-natal que continua após o nascimento, as anomalidades se curam ao longo do tempo e elas não sofrem qualquer perda da função renal, afirma o médico. Greene diz que apenas 7% das crianças com hidronefrose pré-natal persistente precisa de cirurgia para corrigir o problema. Elas não sofreram nenhum perda da função renal.

Advertência

Se não tratada, a hidronefrose e rins aumentados em crianças podem causar graves danos progressivos nos rins. Marque uma consulta com um urologista pediátrico para discutir um plano de tratamento para evitar complicações desnecessárias e possíveis danos permanentes aos rins do seu bebê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível