Riscos do ácido linoleico conjugado

Escrito por jason candanedo | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Riscos do ácido linoleico conjugado
A carne vermelha é uma importante fonte de CLA (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O ácido linoleico conjugado (CLA) é um ácido graxo essencial, o ácido linoleico, mas de uma forma ligeiramente alterada. O CLA pode ser encontrado em produtos lácteos, bem como em carne, aves, ovos e óleo de milho. Ele também é encontrado em suplementos alimentares. O CLA a partir do ácido linoleico também pode ser produzido a partir de bactérias que vivem no sistema intestinal humano.

Outras pessoas estão lendo

Riscos à saúde

De acordo com diferentes estudos, a diabetes pode ser um grande fator de risco para a saúde das pessoas que estão acima do peso e consomem suplementos que contêm CLA. Estes suplementos podem agravar a resistência à insulina. Muitos dos suplementos disponíveis têm uma mistura de dois tipos de isômeros de CLA, que são compostos que têm fórmulas moleculares idênticas, mas têm diferentes fórmulas estruturais.

Isômeros

O isômero encontrado no leite e carne — cis-9, trans-11 — e o isômero trans-10 e cis-12, são os tipos de isômeros de CLA que são misturados em suplementos. O isômero trans e cis-10-12 está associado com muitos efeitos colaterais negativos dos suplementos que os contêm. De acordo com a investigação, as taxas de estresse oxidativo são significativamente aumentadas em suplementos que têm trans e cis-10-12 CLA.

Controvérsias

O resultado desta pesquisa é controverso porque uma pesquisa oposta mostra que uma mistura de cis-9, trans-11 e trans-10 e cis-12 não apresenta alterações da sensibilidade à insulina. Os alimentos que são enriquecidos naturalmente em CLA, como leite e carne, são vistos como alternativas seguras para o consumo, em substituição aos suplementos. No entanto, ainda não há certeza sobre os efeitos a longo prazo causados à saúde pelo consumo de suplementos contendo CLA.

Colesterol

Outro risco para a saúde foi encontrado em um estudo, tendo conexão com o CLA trans-10 e cis-12. Este estudo mostrou como a concentração de colesterol biliar foi aumentada em 32 por cento por causa desse isômero. Isso é um risco à saúde, pois há maiores chances de formação de um cálculo biliar em consequência disso.

Estudos

O Departamento de Agricultura dos EUA realizou, em 2006, um estudo conduzido em ratos que sugeriu que a redistribuição de ácidos graxos essenciais pode ser desencadeada pelo CLA. Os níveis de DHA (ácido docosa-hexaenoico) e AA (ácido araquidônico) em órgãos foram alterados, de acordo com as observações. O DHA no coração diminuiu mais de 25% devido ao CLA trans-10 e cis-12, além disso o DHA elevou-se e o AA foi reduzido no baço. A saúde cardiovascular precisa de ácidos graxos do tipo ômega 3 (DHA), e a redução deste ácido no coração pode ter sérias implicações de saúde. Um estudo sobre CLA cis-9, cis-12, trans-10 e trans-12 em pintos mostrou diminuição dos níveis de DHA no cérebro, além de altas taxas de mortalidade. Essa relação não está completamente estabelecida, mas os resultados desses estudos trazem à tona a questão se o CLA aumenta ou não os perigos de doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível