Mais
×

Riscos de colocar um piercing no nariz

Atualizado em 17 abril, 2017

Antes de colocar um piercing no nariz, você deve considerar os possíveis riscos decorrentes do procedimento. Assim como os outros piercings corporais, há um risco de contrair alguma doença pelo sangue — como a hepatite — pelas ferramentas usadas. Certifique-se de escolher um profissional com boa reputação que pode lhe dar conselhos sobre os riscos envolvidos ao colocar um piercing, como limpá-lo e a joia mais segura para usar.

Piercings no nariz são estilosos, mas há riscos envolvidos ao colocar um (teenage girl looking down image by Galina Barskaya from Fotolia.com)

Hematoma septal nasal

Um hematoma septal é uma hemorragia ou hematoma no septo, a cartilagem e a pele que separa suas duas narinas. Qualquer lesão ao tecido mole — incluindo piercings ou um nariz quebrado — pode causar um acúmulo de sangue e fluidos. Um hematoma septal pode causar congestão nasal e dificuldade para respirar pelo nariz, além de aumentar seu risco em contrair uma infecção dolorosa. Lesões desse tipo não tratadas podem levar à formação de um buraco no septo, causando congestão nasal ou até mesmo levar uma parte do seu nariz ao colapso.

Infecção

Piercings através da cartilagem são mais suscetíveis à infecção que piercings feitos através da carne, como os dos lóbulos das orelhas. Além disso, organismos estafilococos estão presentes no nariz e podem levar à infecções e você pode desenvolver um hematoma septal, que fica infectado. Você pode reduzir o risco de infecção lavando gentilmente a área ao redor do piercing com sabonete antibacteriano duas vezes ao dia até que o piercing cicatrize. No caso dos piercings no nariz, o tempo de cicatrização é geralmente dois a quatro meses.

Problemas com joias

A joia que você usar no seu piercing nasal — bem como a própria perfuração — pode trazer riscos. Por exemplo, parte de uma argola pode ficar frouxa e você pode acidentalmente ingerir ou aspirar o objeto enquanto ele viaja por suas vias nasais. Argolas podem ficar agarradas, levando à ruptura de cartilagem nasal. Usar o tipo errado de metal em um piercing pode causar uma reação alérgica. Os metais mais seguros para novos piercings são de aço inoxidável, ouro 18 quilates e titânio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article