Os riscos do corte com uma tocha de plasma

Escrito por jess huckins | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os riscos do corte com uma tocha de plasma
Siga as instruções de segurança para evitar ferimentos quando usar a tocha de plasma (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tochas de plasma são ferramentas de corte perigosas. Elas operam pela produção de plasma gerado com a injeção de gás por um arco elétrico. O jato de plasma é usado em cortes precisos de metal, e por suas temperaturas extremas, uso de gases tóxicos e risco de choques elétricos, a segurança é primordial no trabalho com essas máquinas. Leia sempre o manual de sua tocha e preste bastante atenção a quaisquer advertências antes de operá-la.

Outras pessoas estão lendo

Risco de incêndio

Cortadores a plasma produzem um jato de plasma quente que pode chegar aos 25.000°C. O contato com o jato de plasma causa queimaduras severas e pode facilmente ferir o corpo humano. Sob nenhuma circunstância deve-se colocar a tocha em contato com qualquer parte do corpo enquanto a máquina estiver em funcionamento. Nunca toque a peça próxima à área do corte por conta do risco de queimaduras. Quando usadas para cortar metais, as tochas de plasma geram faíscas, e o metal quente pode queimar roupas e outros itens inflamáveis. Use roupas com isolamento e resistência ao fogo, certificando-se de que seu ambiente de trabalho esteja livre de outros itens inflamáveis.

Riscos à visão

Como efeito secundário, o jato de plasma gera grandes quantidades de radiação visível e ultravioleta, que podem causar danos aos olhos. Faíscas e metais quentes podem causar ferimentos aos olhos, então use máscaras faciais apropriadas e protetores para os olhos enquanto opera uma tocha de plasma. Esses equipamentos estão descritos no manual da ferramenta.

Riscos à respiração

O corte de metais com a tocha de plasma gera gases tóxicos, que não devem ser inalados. Por isso, use máscaras respiradoras apropriadas. Se precisar inspecionar a peça com que você está trabalhando, olhe-a de lado, não de cima, para minimizar a exposição aos gases. Certifique-se de que a área seja bem ventilada também. Um exaustor ou uma abertura para fora é recomendada quando você estiver usando a tocha de plasma. Respiradores e outros aparelhos podem ser necessários, então verifique seu manual de usuário.

Riscos elétricos

Uma tocha de plasma opera em altas voltagens. Seus componentes estão carregados quando a eletricidade é fornecida, então nunca encoste em qualquer parte da tocha de plasma além do cabo ou do gatilho, pois o contato pode levar a choques fatais. Mesmo quando o equipamento estiver desligado, não encoste em quaisquer componentes potencialmente carregados. Use luvas e roupas isolantes, tapetes emborrachados e certifique-se de que a fiação e a sua ferramenta estejam adequadamente aterradas. Consulte seu manual para instruções sobre segurança elétrica para seu modelo de cortador a plasma.

Segurança geral

Por último, não opere tochas de plasma sob a influência de drogas ou álcool. Se não tiver experiência, procure consultar um profissional antes de tentar operá-las. Elas são máquinas extremamente perigosas que podem machucar ou até matar uma pessoa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível