Os riscos dos hormônios de crescimento e anabolizantes

Escrito por nicole crawford | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os riscos dos hormônios de crescimento e anabolizantes
Ganhar massa magra é uma das principais razões que os esteroides e hormônios do crescimento são usados. (Image by Flickr.com, courtesy of roonb)

O uso de esteroides e hormônio do crescimento humano tem gerado muita controvérsia recentemente. O motivo é simples: os cientistas não sabem o bastante sobre esteroides ou sobre o hormônio do crescimento para promovê-los para uso corriqueiro (ou defender sua legalização).

Identificação: Hormônio do crescimento humano

O hormônio do crescimento humano (GH), que é produzido pela glândula pituitária no cérebro é um contribuinte importante para o processo de envelhecimento. O crescimento celular, o sistema imunológico e a reconstrução de tecidos requerem quantidades adequadas de GH. Hormônio demais ou de menos podem acarretar anomalias. Os níveis de GH diminuem com a idade, o que é um dos principais motivos de sua alta procura por pessoas mais velhas.

O GH foi reconhecido oficialmente em 1986, embora tenha sido usado experimentalmente durante os anos 1950. Um estudo importante de 1990 publicado no New England Journal of Medicine confirmou que o GH pode ajudar a reduzir a gordura corporal e a aumentar a massa muscular se for injetado na corrente sanguínea. De acordo com os cientistas, se o hormônio for tomado oralmente, ele é ineficaz, embora muitos fabricantes aleguem que ele funciona.

Riscos do uso do GH

Embora os defensores elogiem os usos do hormônio do crescimento humano por seus efeitos antiidade, não é claro que os benefícios são maiores que os riscos. De acordo com a Dr. Judith Reichman, correspondente médica do programa da NBC Today Show: "Um terço ou mais de participantes tratados desenvolveram síndrome do túnel carpal, inchaço (edema) e dores nas articulações. Homens tratados com GH tiveram a incidência duas vezes maior de pré-diabetes ou diabetes em comparação com os não tratados." A população deste estudo limitava-se a pacientes mais velhos, mas os riscos do uso do GH não são limitados a esse grupo etário. Adicionalmente, já que o hormônio estimula o crescimento celular, os cientistas temem que ele possa contribuir para o desenvolvimento do câncer. Um artigo do site MayoClinic.com chamado "GH: Ele desacelera o envelhecimento?" lista outros efeitos colaterais, como a dor nas articulações e músculos, inchaços nos braços e pernas e ginecomastia (peitos maiores) em homens.

Identificação: esteroides

De acordo com o site KidsHealth.org, há dois tipos de esteroides: esteroides anabolizantes e suplementos esteroides. Os esteroides anabolizantes funcionam imitando hormônios naturais, especificamente masculinos (ou andrógenos). O mais famoso deles é a testosterona. Suplementos esteroides são basicamente formas mais leves de hormônios masculinos, que causam efeitos parecidos. A maioria deles é ilegal, exceto pela desidroepiandrosterona (DHEA), que pode ser comprada em qualquer loja de alimentos para a saúde.

O desenvolvimento de esteroides anabolizantes começou nos anos 1930 e tinha a intenção de ajudar no tratamento do hipogonadismo, uma condição que resulta na falta de testosterona em homens. Os cientistas descobriram que seu uso aumentava o crescimento muscular em animais de laboratório e, desde sua descoberta, o uso de esteroides anabolizantes em atletas se disseminou.

Os riscos do uso de esteroides

Um artigo de 2008 do Journal of Medical Case Reports confirma que o abuso de anabolizantes pode causar danos a vários órgãos. O paciente estudado era um homem de 24 anos, admitido no hospital e diagnosticado com pancreatite aguda, falência renal aguda e hipercalcemia. O paciente se injetava esteroides que imitavam a testosterona três vezes por semana. Os médicos concluíram que o estado se seu corpo se devia ao uso de esteroides.

O risco principal do uso do hormônio do crescimento é que as pesquisas não avançaram o bastante para pesar todos os possíveis efeitos colaterais. Como notado no Journal of Medical Case Reports, "as diferenças e incoerências das pesquisas científicas sobre essas drogas e sua disseminação descontrolada entre atletas e fisiculturistas exigem um esforço coletivo de educação do público e dos médicos sobre essa situação".

Usos benéficos do GH e de esteroides

O GH e os esteroides podem ser procurados por seus efeitos colaterais cosméticos positivos. Há alguns cenários em que o uso do hormônio do crescimento e de esteroides pode ser desejável medicamente, como no caso de hipogonadismo e distúrbios de crescimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível