Os riscos da maquiagem permanente

Escrito por dawna theo | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os riscos da maquiagem permanente
Saiba os riscos da maquiagem permanente (Eyeliner www.public-domain-photos.com)

A maquiagem permanente pode realçar seus traços faciais e dar a você a liberdade e a conveniência de não precisar se maquiar diariamente. O procedimento geralmente não dói e é bastante seguro, no entanto, há alguns riscos dos quais você precisa estar ciente.

Outras pessoas estão lendo

Os benefícios da maquiagem permanente

A maquiagem permanente na verdade é uma forma cosmética de tatuagem. Optar por ter a cor ou contorno dos lábios permanente dá definição à boca, fazendo com que ela pareça mais jovem e vibrante. O delineador labial faz com que seus lábios pareçam mais cheios. As sobrancelhas também podem ser permanentemente tatuadas se você possui muitas falhas ou pelos muito claros e finos. O delineador permanente nos olhos é útil se você possui cílios muito finos ou inexistentes ou se você treme muito e não consegue utilizar esse produto no dia a dia. Outros procedimentos menos comuns podem clarear marcas de nascimento, camuflar cicatrizes, criar uma bela pinta ou escurecer os mamilos.

Insatisfação com o resultado

A maquiagem permanente é, como o nome indica, permanente, portanto o maior risco que você irá correr é a possibilidade de se arrepender ou não gostar do resultado. Se seus lábios ficarem muito escuros ou se o contorno da boca não for feito adequadamente, você pode ficar parecendo uma palhaça. Se suas sobrancelhas permanentes ficarem muito altas ou muito baixas, o resultado pode ser uma expressão eternamente zangada. Pesquise amplamente antes de escolher o técnico que realizará o procedimento para ter certeza de ele fará um trabalho satisfatório.

Erupções

De acordo com a FDA (Food and Drug Administration), existem nos EUA "mais de 150 relatos de reações adversas a determinadas tintas permanentes, e é possível que o real número de mulheres infectadas seja ainda maior." O órgão admite que não estudou ou regulou o uso das tintas utilizadas na maquiagem permanente, mas que está registrando as reações adversas e espera, no futuro, poder tomar medidas que protejam a saúde pública.

Erupções e alergias podem ser causadas pelo uso de tintas sem qualidade médica. Os sintomas de uma reação alérgica são inchaço, caroços, dor e sensibilidade na área. Caroços ao redor da maquiagem permanente são uma indicação de que você possa ter granulomas ou nódulos. Essa é uma condição em que seu corpo tenta lutar contra a tatuagem.

A formação queloide é uma condição em que seu corpo cria uma cicatriz grande no local da lesão. O organismo pode pensar que a tatuagem é na verdade um machucado.

Agulhas não esterilizadas e doenças infecciosas

Agulhas não esterilizadas podem espalhar doenças infecciosas, como a hepatite A e B. Bactérias como a staphylococcus aureus podem entrar na sua corrente sanguínea se a agulha não for devidamente esterilizada. Um técnico desqualificado trabalhando em condições sem higiene pode aumentar as chances de infecção.

Formulário de reclamação do FDA para quem vive nos EUA

Segundo o site do FDA, o órgão americano "incentiva os consumidores a relatarem reações adversas a tatuagens e maquiagens permanentes, problemas com remoção ou reações a tatuagens temporárias. Os consumidores que vivem nos Estados Unidos podem registrar sua queixa usando o formulário de contato" (veja o link em Recursos).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível