on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Riscos dos produtos de açaí

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O açaí é uma fruta comida como suco ou pasta, chamada de açaí na tigela, ou encontrada em produtos que promovem antioxidantes e perda de peso. Embora a baga do açaí seja natural e ao ser consumida moderadamente não represente um risco à saúde de um indivíduo em boas boas condições, existem alguns efeitos adversos que é preciso conhecer.

As frutinhas do açaí são encontradas em muitas partes da América do Sul (Berry image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Alergias

Segundo o site americano Web MD, os indivíduos com alergias ao pólen ou hipersensitividade ao açaí e bagas semelhantes, como o mirtilo, devem evitar essa fruta pelo risco de ter sintomas de alergia. Tais sintomas podem incluir inchaço da garganta e do rosto, irritação ou formigamento na pele, coceira nos olhos, lacrimejo, congestão ou dificuldade para respirar.

Loading...

Diarreia e cólicas estomacais

O médico Paul Gross relatou em 2007 que dois estudos conduzidos sobre a fruta do açaí concluíram que esta tem alto teor de fibras: 35%. Em vista desse alto conteúdo de fibras, o açaí age como laxativo natural. Ele pode causar cólicas estomacais, à medida que movimenta os resíduos no estômago. Além disso, ajuda a amolecer fezes duras assentadas no cólon, podendo provocar diarreia.

Interferência de drogas quimioterápicas

A fruta do açaí não deve ser tomada por indivíduos que recebem quimioterapia. O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, dos EUA, afirma que devido ao efeito antioxidante do açaí, ele pode interferir em certas drogas usadas em quimioterapia e em suas supostas ações. Os efeitos totais não são conhecidos, sendo necessária a condução de mais testes a respeito.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...