Riscos da ressonância magnética

Escrito por lynda lanford | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Riscos da ressonância magnética
A maioria dos pacientes têm poucos riscos quando passam por uma RM (medicina_nuclear-15 image by Paco Ayala from Fotolia.com)

A ressonância magnética é uma ferramenta de diagnóstico que utiliza ondas magnéticas e de rádio para visualizar dentro do corpo. A técnica de varredura tem sido usada desde o início de 1980. Por conta de a análise não utilizar a tecnologia de raios-x, o paciente não é exposto à radiação prejudicial. A RM cria imagens de quase todos os tecidos na área a ser digitalizada, incluindo o tecido dentro de ossos, por isso, é particularmente útil para o diagnóstico de doenças do cérebro ou da coluna vertebral. Ela também é a ferramenta de escolha para diagnosticar anormalidades cardíacas, problemas ortopédicos e doenças dos órgãos internos. Muito poucos riscos estão associados com este método de teste.

Outras pessoas estão lendo

Risco de reação alérgica

No caso da angiografia por ressonância magnética, que é usada no estudo das artérias e veias, um meio de contraste é injetado na maioria das vezes através da virilha na veia femoral antes de a digitalização ocorrer. O tipo de meio de contraste mais comumente usado é o gadolínio. Este corante não é recomendado para pacientes com doença renal, devido ao risco de fibrose sistêmica nefrogênica (NSF). Além deste risco, o gadolínio é usado com segurança em ressonâncias magnéticas. O risco de reação alérgica ao gadolínio é muito pequeno, e o técnico que administra o exame acompanha de perto a frequência cardíaca e respiração para ver se há sinais de possíveis efeitos adversos. Reações alérgicas ligeiras são auto-limitadas e exigem apenas anti-histamínico. Reações mais graves que necessitam de internação e tratamento hospitalar são extremamente raras.

Risco de dano ao feto

Embora a maioria dos estudos sugira que a RM durante a gravidez é segura, a FDA americana requerer que os dispositivos da RM sejam etiquetados para indicar que a segurança de feto em desenvolvimento durante os três primeiros meses de gestação ainda não foi estabelecida. Preocupações existem relacionadas a má formação potencial do feto após estudos com animais sugerirem essa possibilidade. Correntes eletromagnéticas usadas durante a RM carregam o risco possível de causar um dano acústico a um feto do primeiro trimestre, embora os estudos reassegurem que o risco seja insignificante. A RM tem riscos não conhecidos em uma gravidez de segundo e terceiro trimestre.

Risco de reação a sedativos

Os sedativos não são normalmente usados em RMs; entretanto, alguns pacientes passam por ansiedade profunda enquanto têm que ficar sem se mover dentro de cilindros de metal usados para realizar o exame. A máquina também faz um barulho alto através do teste que pode ser enervante para algumas pessoas. Esses pacientes podem ser tratados com sedativos para ajudá-los a relaxar e, nesses casos, os riscos de hiper sedação e reações adversas ao sedativo podem ser levadas em conta.

Risco de reação a metais

A RM cria campos magnéticos fortes, que interferem com metal. Pacientes com marcapassos e outros implantes contendo metal não podem fazer ressonâncias e devem sempre ficar longe de equipamentos de RM. Pacientes com clipes implantados para aneurisma, válvulas cardíacas artificiais, stents vasculares, implantes no ouvido ou articulações artificiais devem verificar com seus médicos para determinar se o metal está presente. Pacientes que foram expostos a metais no ambiente de trabalho devem tirar um raio X do crânio antes da RM para determinar se algum metal está presente nos olhos. Jóias, aparelhos auditivos, facas de bolso, óculos ou outros itens de metal não são permitidos dentro da sala de ressonância. Pacientes com aparelho dentário removível devem retirá-lo antes do exame.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível