Riscos à saúde apresentados por tintas à base de óleo

Escrito por michelle hogan | Traduzido por marlon campos
Riscos à saúde apresentados por tintas à base de óleo
As tintas à base de óleo possuem vantagens, mas também podem ser prejudiciais à saúde (brush in paint image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)

Uma pintura pode melhorar muito o visual do interior ou exterior de uma casa. Uma velha varanda, por exemplo, pode parecer nova com uma camada de tinta fresca. As tintas à base de óleo são ótimas para trabalhos externos. Elas são duráveis, resistem a temperaturas mais baixas e podem ser usadas sobre metal ou até mesmo superfícies sujas. No entanto, elas apresentam alguns perigos para os pintores, mas tomadas as devidas precauções, podem ser usadas com segurança.

Resinas

Tintas à base de óleo possuem resinas que formam sua camada ou revestimento. Algumas resinas incluem a substância química etileno, que pode causar dores de cabeça, tontura e perda de consciência. Além disso, ele é inflamável. O uretano alquídico também pode ser encontrado com frequência em resinas. Tais substâncias podem causar náuseas, vômitos e sonolência.

Solventes

Os solventes em tintas à base de óleo ajudam-nas a aderir à superfície. Aguarrás mineral e tolueno são hidrocarbonetos aromáticos usados frequentemente em solventes. O aguarrás é inflamável e pode causar irritações no olhos, nariz, garganta e pulmões. Já o tolueno pode machucar os olhos, pulmões e pele, e em concentrações elevadas, pode até mesmo danificar o sistema nervoso.

Pigmentos

Os pigmentos são responsáveis pelas cores em tintas à base de óleo. Eles duram mais que os corantes, que são feitos à base de água. Os pigmentos contêm metais pesados, como o cádmio e crômio, que ajudam na fixação, mas podem também causar irritações nos olhos, pulmões e pele. Além disso, os pigmentos com óxido de zinco podem gerar sintomas parecidos com os da gripe.

Outros aditivos

Substâncias para engrossamento, anti-espuma e de secagem são frequentemente usadas em tintas. Esses tipos de aditivos possuem fungicidas de metais pesados que contêm mercúrio. Essa substância pode causar irritação na pele e mucosas, bem como possíveis danos ao sistema nervoso. O mercúrio também tem sido associado ao mal de Alzheimer.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível