Riscos de suplemento de colágeno

Escrito por j.d. wollf | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Riscos de suplemento de colágeno
O colágeno nos mantém com aparência jovem e saudável (pills image by Karol Grzegorek from Fotolia.com)

O colágeno é um "bloco de construção" do corpo. Ele nos mantém com aparência jovem e saudável, então não é de admirar que nós queremos mais dele. Suplementos de colágeno prometem efeitos reconstituintes em forma de comprimidos, cremes e injeções. Entretanto, é melhor saber a realidade dos efeitos do colágeno antes que você gaste dinheiro nesses tratamentos -- e sobre os riscos que você pode correr usando certos tipos de suplementos de colágeno.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O colágeno é a proteína mais comum no corpo humano e tem um papel muito importante. Ele ajuda a moldar o tecido e mantê-lo firme e forte. Essa proteína fibrosa está em todos os lugares: tendões, músculos, ossos, cartilagem e pele. Com o passar do tempo, a quantidade de colágeno no corpo diminui, levando à flacidez da pele e deterioração dos ossos.

Suplementos

Suplementos de colágeno supostamente revertem essa perda natural. Existem muitas formas deles; suplementos orais em forma de comprimidos ou líquidos prometem ajudar a aliviar a artrite, ajudar na perda de peso, construir músculos e rejuvenescer a pele. Cremes de colágeno prometem ajudar a prevenir rugas e renovar os rostos mais velhos. Injeções de colágeno fazem a pele parecer mais completa, eliminando rugas faciais. Essas injeções também são usadas para criar lábios mais cheios.

Efeitos

Os efeitos reais de suplementos de colágeno são discutíveis. Existem alguns estudos sobre esses efeitos que dizem que eles facilitam condições como osteoartrite. Cremes de colágeno podem hidratar, mas eles não fornecem nenhum colágeno extra ao corpo, já que a molécula de colágeno é muito grande para ser absorvida pela pele. O único tratamento de colágeno que tem um efeito mais notável é a injeção de colágeno, que preenche a pele (embora não de forma permanente; os efeitos podem durar cerca de doze semanas).

Efeitos colaterais

Os riscos de efeitos colaterais variam, dependendo do tipo de tratamento de colágeno que você recebe. Cremes de colágeno provavelmente causarão danos maiores em sua carteira, não em seu rosto. Suplementos orais são mais perigosos se você tiver sensibilidades alimentares. A maioria das marcas são feitas de colágeno derivado de produtos de vacas ou galinhas. Injeções de colágeno podem ter alguns efeitos colaterais. Algumas pessoas têm reações alérgicas a uma injeção (geralmente, um teste é feito antes para determinar a intolerância). Pessoas com doenças auto-imunes (como a herpes) podem esperar uma irritação quando o corpo reage à substância externa. O colágeno também pode migrar, dando ao rosto uma aparência inchada ou torta.

Aviso

Se você gostaria de tentar suplementos orais de colágeno, saiba que a indústria de suplemento não é regulamentada -- então é difícil saber a potência do colágeno que você está tomando. Certifique-se de dizer ao seu médico que você está usando esses suplementos. Se você está pensando em usar injeções de colágeno, considere os riscos como os de outros cosméticos anti-rugas, como Botox e injeções de Restylane. Todas as injeções têm riscos e devem ser consideradas cuidadosamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível