Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá

Escrito por ilana boyum | Traduzido por paula belchior
Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá
Mergulhados na tradição, os costumes do casamento chinês remontam a milhares de anos atrás (chinese papercutting:red double happiness(horizont image by zhigong 志功 Zhang å¼ from Fotolia.com)

Embora cada cultura tenha suas próprias tradições e crenças que cercam o casamento, as da cultura chinesa são algumas das mais antigas e mais rigidamente observadas atualmente. Construída sobre uma base de respeito pelo cargo e posição social, tanto da família da noiva quanto do noite, grande parte da cerimônia tem a ver com o ato de honrar os pais, ao invés de noções mais ocidentais de romance.

A importância do chá

Na cultura chinesa, o chá tem um papel muito central. A bebida nacional do país, o chá também foi utilizado como moeda em diferentes pontos da história da China. Então, não deve ser nenhuma surpresa o fato de que o chá tem um papel fundamental em cerimônias de casamento chinesas. Incluído tanto nos presentes que são feitas para a família da noiva e no dote apresentado ao noivo, o chá é quase universalmente presente em casamentos chineses. Um compromisso não é considerado oficial, a menos que a noiva estivesse bebendo chá quando aceitou a proposta.

Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá
Em contraste com os conjuntos ocidentais, não existe adição de creme ou açúcar (Ancient chinese teapot. image by Saskia Massink from Fotolia.com)

A cerimônia do chá

O serviço de chá ocorre como parte da cerimônia do casamento real. A cerimônia do chá de casamento envolve a noiva e o noivo servindo chá para os mais velhos. Em uma cerimônia tradicional, a noiva e o noivo estão juntos, com a noiva ao lado direito da mão do noivo. Eles servirão primeiro os pais, depois os avós, então os tios-avôs e tias-avós, as tias e os tios e, em seguida, os irmãos e irmãs mais velhos, seguidos dos primos mais velhos. O noivo servirá a mãe e o pai da noiva. Conforme eles percorrem o seu caminho na linha decrescente, eles servirão cada casal, sendo o homem servido primeiro de uma posição ajoelhada. Conforme cada pessoa é servida, ela presentearão a noiva.

A cerimônia do chá também pode ser realizada fora da cerimônia oficial de casamento, primeiro na casa do noivo, na manhã do dia do casamento, e mais tarde em casa da noiva, durante a visita à sua casa.

Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá
Apesar de ser um assunto de grande tradição, a cerimônia do chá também é muito sentimental (chinese cup image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Vestuário tradicional do casamento chinês

Na China, a cor vermelha é equiparada à boa sorte. Pensa-se que por ser uma cor forte, é capaz de espantar o mal e afastar os maus espíritos. Por essa razão, um vestido de casamento tradicional chinês é vermelho e decorado com bela prata e bordados de ouro. Esse bordado muitas vezes retrata dragões e a fênix, que são usados para simbolizar o homem e a mulher.

O noivo também normalmente é adornado com roupas vermelhas. Uma veste longa com sapatos vermelhos e uma faixa de seda vermelha são apenas uma parte da roupa de casamento do noivo. Ele também usa um boné na cabeça que é adornado com folhas de cipreste.

Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá
O traje chinês tradicional de casamento é feito de uma bela seda vermelha (chinese dress, image by Gunsel Yildirim from Fotolia.com)

Vestuário moderno do casamento chinês

Atualmente, não é incomum para uma noiva chinesa mudar seu vestido três vezes durante todo o curso do casamento. Normalmente ela começará o seu dia com o vestido de casamento branco tradicional da cultura ocidental, para a cerimônia civil. Para a cerimônia do chá, ela mudará para o vestido de noiva tradicional vermelho e o véu. Em algum momento durante a recepção, ela usará um vestido de coquetel, que também é vermelho, e é conhecido como a vestido de despedida. É nesse vestido que ela dará adeus a todos os convidados do casamento.

Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá
A cerimônia civil se parece muito com qualquer outro casamento ocidental (bride image by chinatiger from Fotolia.com)

Ritual da noite de núpcias

Na cultura ocidental, a vela da união é uma característica muito popular na maioria dos casamentos. Em casamentos chineses, ela é substituída por uma cerimônia de acendimento das velas que é realizada na noite do casamento, pela noiva e pelo noivo. As velas da fênix e do dragão serão acesas na câmara nupcial, para expulsar os maus espíritos. O casal, então, beberá vinho em copos que estarão amarrados juntos com uma fita vermelha. Alguns rituais também incluem a alimentação da noite com bolinhos meio cozidos, que supostamente simbolizam a fertilidade.

Rituais do casamento chinês e a cerimônia do chá
As velas da fênix e do dragão são vermelhas (red wine and candles image by MAXFX from Fotolia.com)