×
Loading ...

Rituais católicos para bênçaos e purificacão de uma casa

Atualizado em 11 abril, 2017

Os antigos e preciosos rituais da igreja católica romana oferecem muitas opções para bênção e purificação de uma casa em quase todas as situações. Geralmente essas cerimônias de bênçãos são ministradas por clérigos ordenados, como o bispo da diocese ou um padre ou diácono da paróquia local. Em alguns casos, pessoas leigas participam do ritual, envolvendo-se ou até conduzindo a bênção independentemente.

Clérigos ordenados conduzem a maioria das cerimônias de bênçãos nos lares católicos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Bênção de um novo lar

Os católicos muitas vezes desejam ter os novos lares abençoados por um padre. Isso se aplica a lares adquiridos previamente também. Assim como com os sacramentos e outros rituais católicos, há ritos introdutórios que começam com todos os presentes fazendo o sinal da cruz. Depois, o padre ou diácono lerá as escrituras antes de todos tomarem parte entoando as intercessões que pedem que o Espírito Santo habite a casa. Finalmente, o padre ou diácono abençoa o lar com as mãos estendidas. Se necessário, um ministro leigo pode levar a cabo muitos desses deveres, com algumas mudanças de gestos e palavras.

Loading...

Bênção da Epifania

Durante a festa da Epifania em 6 de janeiro, os católicos podem pedir ao padre da paróquia que abençoe o giz que reservaram para uma bênção especial de sua casa. Quando a família volta da missa, todos fazem o sinal da cruz e o chefe da família conduz uma prece de paz para a casa e alguém lê um trecho do Evangelho de São João. Depois, um membro da família usa o giz para escrever os primeiros dois dígitos do ano novo sobre a entrada principal. Depois vêm as palavras "Christus Mansionem Benedicat", que é a versão latina para "Cristo, abençoe esta casa". Finalmente, os dois últimos dígitos do ano novo são escritos.

Bênção de um quarto

Há uma prece curta e simples para abençoar um quarto. Ela pode ser conduzida por um padre, diácono ou ministro leigo. Quem estiver conduzindo a oração de bênção simplesmente pede por longa vida e muitos filhos para aqueles que dormem ali.

Rito de exorcismo

Se uma situação em um lar pedir por um exorcismo, os católicos devem conseguir a assistência de um padre que tenha a permissão do bispo local para executar um exorcismo. Esse é um ritual elaborado, não só devido à extensão das preces, mas também devido à preparação necessária por parte de todos os envolvidos. Confissão e missa, que deve incluir a recepção da eucaristia para todos os que estiverem tomando parte na cerimônia, precedem o exorcismo propriamente dito. O padre recita a Ladainha dos Santos antes de comandar aos demônios que partam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...