×
Loading ...

Rochas para aquário de água doce

Pedras ficam ótimas em aquários de água doce e dão aos peixes lugares para se esconderem quando estressados. Mas não apenas jogue qualquer pedra velha no tanque. Elas podem estar cobertas com pesticidas, herbicidas e outros produtos químicos que podem envenenar os peixes. As pedras se dissolvem lentamente na água, então, o dono dos peixes precisar se certificar de que esses produtos não sejam dissolvidos e matem seus peixes.

Rochas para aquário de água doce (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Escolhendo o tipo de pedra

De acordo com o livro "Tropical Fishlopaedia", até as pedras listada como seguras para aquários de água doce podem não o ser. Evite quaisquer corais (tecnicamente não é uma pedra, embora sejam vendidos como se fossem), pois liberam produtos químicos perigosos no aquário. Evite pedras que quebram facilmente e aquelas com veias de aparência metálica. Escolha gnaisse, granito, calcário, arenito e outros tipos de ardósia que não possuem nenhuma coloração metálica ou dourada em suas veias. O livro "Freshwater Aquariums for Dummies" afirma que a melhor forma de testar se uma pedra é segura o suficiente para um tanque de água doce é pingando algumas gotas de vinagre nela. Se começar a borbulhar, significa que ela libera produtos químicos que podem matar seus peixes; portanto, não coloque essas pedras no aquário.

Loading...

Outras considerações

O livro "Freshwater Aquariums for Dummies" (Aquários de água doce para iniciantes) afirma que prefere cores naturais, como cinza, marrom ou bege, pois essas são cores normalmente encontradas no fundo de rios, córregos e riachos. Eles não gostam de corem muito vibrantes. Provavelmente, pois os peixes não querem um contraste alto ao seu redor que imediatamente os torne alvo para predadores.

Nunca pinte uma pedra para colocar no aquário, pois a tinta pode matar os peixes. Certifique-se de que as pedras não tenham bordas afiadas que podem machucar os peixes. Isso poderia facilmente acontecer quando os animais assustados arremessam-se pelo aquário.

Preparação

Esfregue as pedras com uma escova nova de plástico ou aço em água para remover quaisquer sujeiras, insetos ou musgo. Use apenas uma escova que será usada para limpar decorações do aquário e que nunca tenha sido usada com sabonete. Nunca use sabonete ou detergente, pois esses produtos não sairão completamente das pedras e poderão envenenar os peixes. Coloque as pedras em um novo balde ou um que nunca tenha sido usado com sabonete e detergente. Despeje água fervente sobre elas e deixe-as durante a noite antes de colocá-las no aquário.

Cuidado

O livro "Tropical Fishlopaedia" adverte que rochas, seixos ou cascalhos nunca devem ser de habitats naturais, como rios ou leitos. Essas pedras oferecem lugares essenciais para espécies nativas de peixes de água doce desovar. Se elas não estiverem lá, as ovas não terão lugar para prender-se ou os bebês (alevinos) não terão lugar para esconder-se enquanto crescem. Também pode ser ilegal tirar qualquer pedra de uma propriedade privada, ou mesmo parques e reservas naturais.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...