×
Loading ...

Como usar uma roda das cores para saber quais cores combinam

A roda das cores é uma tabela composta de cores primárias, secundárias e terciárias. As cores na parte que varia do roxo avermelhado para o amarelo são consideradas ativas, pois chamam mais atenção aos olhos. As da parte que vai do roxo azulado para verde pálido são consideradas passivas, sendo muitas vezes menos perceptíveis. As cores menos saturadas são mais claras que as mais saturadas. Cada tom pode ser clareado ou escurecido para criar milhões de outras cores. A roda é usada como um modelo para determinar quais de todas as cores combinam mais para criar um efeito desejado.

Instruções

É possível fazer combinações infinitas de cores (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha as cores de uma mesma tonalidade para criar um esquema monocromático. Em uma roda das cores, cada divisão ou seção de cores é definida em blocos como os raios em uma roda. As cores monocromáticas são as que são escolhidas a partir de um dos "raios" de cores. Por exemplo, um esquema monocromático verde incluiria cores em uma escala de verde da borda externa para o círculo interno, tudo no mesmo bloco de tons.

    Loading...
  2. Escolha cores complementares escolhendo as cores que são opostas na roda.

  3. Escolha um conjunto complementar de três ou mais cores, escolhendo uma cor e depois as cores a uma distância igual de ambos os lados da cor complementar na roda.

  4. Escolha uma harmonia dupla complementar de quatro ou mais cores, selecionando as cores em distância igual das cores complementares de cada lado.

  5. Crie um esquema de cores análogas, selecionando as cores que estão localizadas ao lado uma da outra na roda.

  6. Crie um esquema de cores triádica, selecionando três cores que estão a uma distância igual uma da outra em qualquer ponto na roda.

Loading...

Dicas

  • Use uma mistura de tons e saturações para clarear as cores que criam um efeito mais suave e escureça cores para obter tons mais ousados.

O que você precisa

  • Roda das cores

Referências

Loading ...
Loading ...