×
Loading ...

Como fazer um roda d'água com rolhas e garrafas plásticas para um projeto

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma roda d'água é um dispositivo que usa a água corrente para criar energia. Com o passar dos séculos, ela sofreu muitas inovações, começando com o tipo mais antigo, conhecido como a roda Norse, até desenvolvimentos mais modernos, como a roda movida a vapor. Embora hoje em dia a maioria das rodas tenham sido substituídas por turbinas, ainda é útil saber como elas funcionam. Para um melhor entendimento sobre uma roda d'água, é possível fazer um modelo, como um projeto, usando alguns materiais facilmente obtidos.

Instruções

Faça um modelo de uma roda d'água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Usando uma tesoura ou estilete, corte a garrafa plástica ao meio.

    Loading...
  2. Na metade inferior da garrafa, corte dois buracos pequenos em forma de "V" nos lados opostos do aro.

  3. Na parte superior da garrafa, corte uma tira de plástico do mesmo tamanho da rolha. Assegure-se de que a tira seja toda a circunferência da parte superior da garrafa.

  4. Usando a tesoura, corte a tira em quadrados de aproximadamente 2,5 cm de largura. Esses quadrados serão as pás da roda d'água.

  5. Com uma caneta, divida a ponta da rolha em seis seções iguais. Usando o estilete, comece em cada marcação no final da rolha e faça incisões superficiais no comprimento dela.

  6. Insira seis das pás feitas, firmemente, nas seis incisões da rolha. Assegure-se de que todas as pás estejam viradas para a mesma direção.

  7. Corte o palito de churrasco ao meio e coloque cada metade, firmemente, nos centros de cada ponta da rolha. Coloque a roda formada na metade inferior da garrafa de plástico com os palitos ajustados nas duas aberturas.

  8. Despeje a água do recipiente lentamente sobre a roda. O peso da água empurra as pás e deve fazer com que a roda d'água gire.

Loading...

O que você precisa

  • Garrafa de refrigerante de 2 litros de plástico
  • Rolha
  • Estilete
  • Palito de churrasco
  • Tesoura
  • Recipiente de água

Referências

Loading ...
Loading ...