×
Loading ...

Como fazer uma roda giratória para jogos educativos

Atualizado em 23 março, 2017

Metodologias de ensino podem ser variadas e praticamente infinitas quando falamos em formas criativas de instruir. Professores usam de tudo, desde paradas de mão até virar estrelinhas, para criar interesse em seus alunos. Mais e mais professores estão incorporando jogos para produzir entusiasmo pelo aprendizado e aumentar a concentração de seus pupilos. Apesar de a abordagem dos jogos e diversão também terem os seus detratores, ela pode ser uma ferramenta de aprendizado incrivelmente eficiente.

Instruções

Jogos de tabuleiro bem escolhidos podem aumentar a vontade de aprender (chess board image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Determine qual será o tema do jogo. Divida o tema em partes maiores. Escolha as unidades mais difíceis de aprender.

    Loading...
  2. Conte e arranje sequencialmente as unidades selecionadas como material do jogo. Construa jogos separados para cada unidade identificada ou senão um único jogo maior e com múltiplas fases. Baseie os jogos e os modelos nas unidades difíceis identificadas.

    Use jogos para delinear o corpo de ensino que planeja apresentar (elastic bandage image by Keith Frith from Fotolia.com)
  3. Desenhe um círculo usando um compasso ou algo similar no papel de pôster. Use um lápis ou tinta apagável. Faça o círculo grande o suficiente para ser dividido e etiquetado.

  4. Escureça o buraco feito pela ponta do compasso no centro do círculo. Esse será o buraco para a seta giratória.

    Um compasso fará um círculo perfeito para o seu jogo (compass image by Sid Viswakumar from Fotolia.com)
  5. Divida o círculo em quatro partes iguais usando uma régua. Divida essas partes em oito e, depois, em 16 ou em quantas partes você precisar para o material temático do jogo.

  6. Pinte os espaços divididos com cores diferentes. Você deve pintar todos os espaços. Perfure o buraco feito pela ponta do compasso. Encaixe a seta giratória na tacha de metal.

    Encaixe a seta com a tacha de metal e teste dando pancadinhas repetidas (bulls eye image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  7. Preencha as seções coloridas com números, letras ou uma combinação sequencial de letras e números. Escreva as regras do jogo em um lugar no alto do papel de pôster ou papelão. Faça as regras curtas e em número reduzido.

  8. Escreva as respostas possíveis para cada questão ou problema dentro de cada unidade na roda, em qualquer ordem. Oriente o estudante a girar a seta até uma resposta possível e, após isso, decida se aquela é a resposta correta para ganhar pontos ou recompensas.

    Faça os jogos suficientemente desafiadores, uma vez que estudantes tendem a achar "chatos" os jogos fáceis (education image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Construa jogos por unidades de estudo, focando nos conceitos mais importantes que você deseja ensinar em cada unidade.
  • Liste as perguntas na ordem em que você apresentará a lição e as provas para cada unidade. Por exemplo, se você estiver ensinando matemática básica, separe os jogos em adição, subtração, multiplicação e divisão. Desenvolva os jogos emparelhando as unidades inicialmente, como adição e subtração ou, senão, multiplicação e divisão. Desenvolva o próximo jogo misturando as quatro.

Aviso

  • Prepare-se para explicar as regras várias vezes, dependendo da série e do nível de compreensão dos alunos.

O que você precisa

  • Papelão ou papel para fazer pôsteres (papel couchê)
  • Compasso
  • Régua
  • Transferidor
  • Lápis de cor
  • Seta giratória
  • Tacha de metal

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...