Mais
×

Como fazer rodapés em molduras de escadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Molduras de piso e rodapés fluem do piso inferior até o piso superior fazendo o contorno da escada. Molduras juntas a escadas seguem as linhas verticais e horizontais, que fazem a instalação complicada devido ao número de ângulos necessários. São usados os mesmos processos de corte e montagem em molduras de escadas e molduras normais, exceto pela medição dos ângulos. Os cortes ficam mais complexos enquanto você angula a madeira na serra de esquadria, o contrário de angular em uma serra circular.

Instruções

Rodapés mais altos em escadas necessitam de uma medição do ângulo das escadas (moulding image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Meça a altura do lugar onde o primeiro degrau encontra a parede. Meça a partir do chão, até a parte superior do primeiro degrau de cima. Use o localizador de ângulos para se certificar que o degrau tenha 90 graus.

  2. Coloque uma marca para medição de corte no rodapé com o lápis. Você cortará as pontas do rodapé, então coloque a marca alguns centímetros acima da ponta do rodapé e meça dessa marca até a altura determinada no Passo 1. Coloque uma segunda marca nesse local.

  3. Ajuste o prato na serra de esquadria, que é onde a madeira vai ficar, em 45 graus. Ajuste para metade do ângulo encontrado no degrau, caso ele não seja de 90 graus.

  4. Coloque a madeira na serra de esquadria com a primeira marca virada para a lâmina de corte. Posicione a madeira na parte esquerda da serra. Você não cortará na marcação, mas sim onde a marca encontra com a borda da madeira mais próxima da serra. Isto fará um corte apropriado para um rodapé vertical.

  5. Passe a madeira na serra, de forma que a madeira à direita da lâmina. Corte a ponta, de forma que ela também tenha 45 graus. Você quer que a madeira fique com pontas paralelas onde você as cortou.

  6. Instale o rodapé no lugar usando a pistola de pregos com os pregos de 5 cm para prender o rodapé à parede.

  7. Repita do Passo 1 ao 6 para o resto da escada. Vire a madeira enquanto estiver cortando, tomando cuidado para não cortar a parte trabalhada do rodapé. Este corte criará um rodapé horizontal. Repita o processo todo para cada degrau.

Dicas

  • Teste o processo em uma madeira qualquer antes de usá-lo com o rodapé. Use o localizador de ângulos para medir o ângulo do canto se você quiser colocar o rodapé ao redor dos cantos na escada toda. Ajuste o ângulo da serra em metade do ângulo dos cantos para fazer estes cortes. Caso contrário, corte a madeira da mesma fora que as outras.

O que você precisa

  • Serra de esquadria
  • Localizador de ângulos
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Pistola de pregos
  • Pregos de 5 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article