Como rodar quadros em reverso no Flash com AS3

Escrito por mark stansberry | Traduzido por lucas irineu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como rodar quadros em reverso no Flash com AS3
Use código AS3 para mostrar quadros de trás pra frente (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Reverter os quadros com código em Flash ActionScript 3 (AS3) é bastante útil quando se cria animações em Flash. Por exemplo, revertendo a sequência de quadros de uma animação de pôr-do-sol, você pode facilmente criar um nascer do sol, eliminando a necessidade de criar essa animação do zero. Não existe um comando de reverter os quadros no AS3. Por isso, para exibir os quadros em reverso com AS3 é necessário que você escreva o código AS3 que força a animação a começar no último quadro e voltar um quadro toda vez que um evento de quadro acontece.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Você vai precisar:
  • Adobe Flash Professional: Versão CS3, CS4 ou CS5.

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Inicie o Flash e selecione "Arquivo Flash(ActionScript 3.0)" da tela inicial para permitir que você use código AS3 na construção do seu filme.

  2. 2

    Pressione a opção "Linha do Tempo" no menu "Janelas" para exibir a linha do tempo. Pressione a tecla "F6" no seu teclado para inserir um quadro-chave na linha do tempo. Continue pressionando "F6" até inserir 30 quadros-chave na sua linha do tempo. Pequenos círculos vão ser colocados em cada quadro para mostrar que o quadro é um quadro-chave em branco.

  3. 3

    Coloque o seu cursor do mouse no "Quadro 1" na linha do tempo e clique com o botão esquerdo do mouse para selecioná-lo. Pressione a tecla "R" no seu teclado para ativar a ferramenta de desenho de retângulos. Posicione o cursor do mouse no palco, depois clique e arraste o mouse para desenhar um retângulo. Clique no "Quadro 2" na linha do tempo e desenhe outro retângulo, mas numa posição diferente no palco. Continue desenhando retângulos em cada quadro em posições diferentes até você chegar no quadro 20.

  4. 4

    Coloque seu mouse sobre o "Quadro 1" depois clique com o botão do mouse esquerdo para selecionar o Quadro 1. Pressione a tecla "F9" no seu teclado para abrir o editor de Ações e escrever o código AS3 para reverter os quadros no Quadro 1.

  5. 5

    Coloque o cursor do mouse na primeira linha do editor de Ações. Clique com o mouse e escreva o código abaixo. Isso vai instruir o Flash a ir até o final do filme (quadro 30) e mostrar o quadro anterior toda vez que um novo quadro for mostrado (na velocidade de quadros por segundo, o "fps", frames per second, mostrado na caixa de texto no painel da linha de tempo).

    gotoAndStop(30);

    addEventListener(Event.ENTER_FRAME, reverte); function reverte(reverteevent:Event):void { prevFrame(); }

Dicas & Advertências

  • Apesar da reversão dos quadros com ENTER_FRAME ser funcional, o método Yoyo da classe Tween também vai reverter a sequência da animação de um objeto, se o movimento original foi aplicado com um objeto Tween e um método. Veja "Republic of Code; Classe Tween no Flash ActionScript" listado na sessão de referência para maiores detalhes.
  • Se você tiver escrito código ActionScript em diferentes quadros na sua animação em Flash, você vai ter que escrever o código para reverter os quadros com esse código em mente. Porque quando você reverte a ordem dos quadros, o código nos quadros também vai ser executado em ordem inversa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível