×
Loading ...

O que fazer quando os rolamento de um ventilador de teto começam a produzir ruídos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os ventiladores de teto são construídos usando um motor que gira as pás através de rolamentos esféricos. Os rolamentos proporcionam muito pouco atrito e barulho conforme as pás giram, tornando o ventilador silencioso e eficiente por muito tempo. Eventualmente, eles podem ficar desgastados e a lubrificação usada para deixá-lo silencioso e sem atrito pode dissipar. Se isso ocorrer, seu ventilador começará a fazer algum tipo de barulho nos rolamentos, como uma fricção ou um zumbido. Há algumas soluções para esse problema, dependendo do tipo de ventilador.

Com o tempo, os rolamentos dos ventiladores de teto podem ficar desgastados (Ceiling Fan image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Rolamentos do ventilador

Os rolamentos de ventiladores de teto são como qualquer rolamento esférico e devem ser lubrificados para funcionar silenciosamente e em seu melhor potencial. Se a lubrificação se desgasta, eles começarão a exercer pressão sobre o teto. Os rolamentos de ventiladores de teto são pré-lubrificados quando instalados. A maioria dos novos modelos desses vem com rolamentos banhados em óleo, o que significa que eles ficam totalmente envoltos em um compartimento que é preenchido com óleo lubrificante para que, conforme os rolamentos girem dentro do ventilador, automaticamente continuem a se lubrificar. Mas mesmo esse método de lubrificação pode falhar após muito tempo de uso. Se você já tem o ventilador por muito tempo e começou a ouvir barulhos no motor, pode ser hora de lubrificar os rolamentos. Os modelos mais antigos são projetados para serem lubrificados de novo ao longo do tempo e têm espaços para preencher com óleo especificamente para essa função; já os mais novos nem sempre são projetados para serem lubrificado pelo usuário e podem exigir alguma desmontagem ou até mesmo manutenção profissional.

Loading...

Óleo lubrificante

O óleo a ser usado na lubrificação dos rolamentos de um ventilador de teto é muito especifico. Usar o tipo errado pode obstruir os rolamentos e estragar o ventilador, muitas vezes exigindo uma substituição integral. É possível utilizar óleo de motor sem detergente de 10W, 15W e 20W. A especificação é extremamente importante, porque a adição de um elemento detergente ao óleo fará com que os rolamentos se obstruam e empaquem.

Lubrificando os rolamentos

Se o ventilador é de um modelo mais antigo projetado para uma lubrificação periódica, o processo é extremamente simples. Usando uma pequena lata de óleo, encha o reservatório do ventilador com o produto e ligue-o por um curto período de tempo. O reservatório é preenchido por um pequeno buraco no compartimento do ventilador, geralmente na parte superior do motor, que deve ficar razoavelmente visível. Uma vez enchido o reservatório, ligue o ventilador na velocidade normal. Enquanto os rolamentos giram, eles serão lubrificados com o novo óleo e logo o ruído deve desaparecer, já que o atrito entre os rolamentos será eliminado. Se você tem um modelo novo de ventilador não projetado para lubrificação periódica, o processo pode ser significativamente mais complicado. Se for um modelo caro ou esteja muito difícil de alcançar, entre em contato com o fabricante e solicite a assistência técnica. Se decidir concluir o processo sozinho, remova o ventilador do teto e retire as pás do motor. Elas geralmente são presas com um conjunto de parafusos. Em seguida, retire o motor do corpo do ventilador e desparafuse um lado da caixa do motor. Você encontrará o conjunto de rolamentos e poderá até revestir cada um individualmente com o óleo. Substitua todas as peças e, uma vez que o ventilador for reinstalado, ligue-o em velocidade normal até que o ruído desapareça, indicando que os rolamentos estão lubrificados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...