×
Loading ...

Como fazer uma rosa dos ventos de papel

Atualizado em 17 abril, 2017

Seja para um projeto de escola ou por diversão, fazer uma rosa dos ventos de papel é relativamente simples. De acordo com a GISnet.com, a rosa dos ventos tem sido impressa em mapas desde de 1300. Mesmo que possam envolver diversos níveis de complexidade, as necessidades primárias para a rosa dos ventos são quatro pontos em cruz para as direções principais: norte, sul, leste e oeste, e quatro pontos menores para as direções intermediárias, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Os pontos de uma rosa dos ventos remetem às pétalas de flores, inspirando seu nome.

Instruções

Os pontos da rosa dos ventos aponta para as direções de um mapa (Black compass rose image by Makhnach from Fotolia.com)
  1. Corte o papel cartão em um quadrado usando a régua e o estilete. Use uma régua para medir e marcar o ponto médio de cada lado do quadrado. Use um lápis e a régua para desenhar uma linha horizontal e outra vertical claras formando uma cruz no centro do quadrado. Repita o processo para desenhar as linhas diagonais, ligando os cantos. Seu papel agora deve ter oito linhas radiais se interceptando no centro do papel.

    Loading...
  2. Coloque a ponta seca do compasso no centro do papel cartão e desenhe um círculo com aproximadamente 10 cm de diâmetro. Ao longo do círculo recém feito, meça o ponto central entre cada uma das linhas radiais e marque o ponto na borda do círculo. Essas marcas representarão um lado da base de cada um dos triângulos estilizados que fará para indicar as direções da rosa dos ventos.

  3. Decida quão longas serão as pontas direcionais (norte, sul, leste e oeste) da rosa dos ventos. Marque o comprimento em cada uma das linhas verticais e horizontais. Repita o processo para os pontos diagonais (noroeste, nordeste, etc.), mas faça as marcas aproximadamente 2 cm menores do que as principais.

  4. Alinhe a régua com o comprimento radial que acabou de fazer na marca central ao longo da borda do centro do círculo. Repita para o outro lado da linha para criar um triângulo. Continue conectando as linhas desse modo, formando todos os triângulos principais e depois os secundários, até que tenha as linhas externas dos triângulos da rosa dos ventos. Apague as linhas que não serão usadas com a borracha.

  5. Corte pedaços de papel de construção no tamanho para colar sobre o papel cartão. De acordo com a GISnet.com, a razão para os pontos serem separados em duas diferentes cores é para melhorar a visibilidade de quem consulta o mapa à vela. Você precisará de dois triângulos principais cortado ao meio, formando quatro triângulos para um lado de cada ponto cardeal, formando quatro triângulos menores para um lado de cada ponto cardeal secundário, mais um número igual de meios triângulos virados de uma segunda cor.

  6. Desenhe um grande "N" estilizado para representar o norte no topo da rosa dos ventos.

Loading...

O que você precisa

  • 1 folha de papel cartão
  • Régua
  • Estilete
  • Lápis
  • Compasso
  • Borracha
  • 4 folhas de cada uma das diferentes cores de papel de construção
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...