Mais
×

Como fazer rosca em materiais plásticos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer rosca em plástico requer inicialmente a perfuração do buraco no material e, em seguida, a criação da rosca nas paredes internas do furo. Isso é feito com um aparelho chamado rosqueadeira, que é um cilindro de metal com roscas numa extremidade a qual é inserida no furo e torcida. Como os buracos podem ter diferentes diâmetros, esses equipamentos vêm em diferentes tamanhos e podem ser adquiridos em kits com várias peças.

Instruções

Saiba como fazer rosca em plásticos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Faça o furo de tamanho e profundidade corretos no plástico, usando uma broca de metal.

  2. Coloque a ponta da rosqueadeira no furo, certificando-se que esteja perpendicular à superfície do plástico.

  3. Gire lentamente a alça da rosqueadeira, em 1/4 de volta, no sentido horário. Em seguida, gire-a no sentido anti-horário para remover aparas de plástico. Gire mais 1/4 de volta no sentido horário antes de retornar um pouco no sentido anti-horário. Continue desse modo até que todo o buraco seja rosqueado. Finalmente retire a rosqueadeira, girando-a no sentido anti-horário e remova quaisquer aparas de plástico ao redor da entrada do furo.

Dicas

  • Certifique-se que o diâmetro da rosqueadeira seja o mesmo do buraco. Ou seja, se você estiver perfurando um buraco de 1/2 polegada, use uma peça de 1/2 polegada para fazer a rosca.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Brocas de metal
  • Rosqueadeira
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article