Rosquinhas light sem glúten

Escrito por maya marin | 11/11/2017

Sempre acontece. Logo depois de começar uma dieta saudável, alguém chega com uma dúzia de donuts recém saídos da padaria. E, de repente, sua xícara de café parece pedir companhia. O que fazer? Corra! Para a cozinha para bater uma leva desses donuts deliciosos ricos em fibra e gordura saudável e feitos de farinha de coco baixa em carboidratos. Diferente da maioria dos donuts pobres em carboidratos que são assados, estes são assados primeiro e fritos depois para ficar com aquele autêntico gostinho de rosquinha. Você, que tem uma dieta saudável, não precisa se preocupar. Os donuts voltaram ao cardápio, agora você já pode comemorar!

Rosquinhas light sem glúten

Assista ao passo a passo em vídeo

O que você precisa?

  • ½ copo de farinha de coco

  • ¼ copo de adoçante

  • ¼ colher de chá de sal

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • ¼ colher de chá de extrato de estévia em pó

  • 4 ovos

  • ¼ de óleo de coco, derretido

  • ¾ copo de leitelho (ou leite de coco)

  • ½ colher de chá de baunilha

  • Óleo de coco para fritura

  • 80g de gotas de chocolate preto sem açúcar para cozinhar (opcional para a cobertura)

  • 1 colher de sopa de óleo de coco (opcional para a cobertura)

  • Granulado natural para cozinhar (opcional)

  • Forma para 6 donuts

Pré-aqueçao o forno a 160 °C. Em uma tigela, bata a farinha de coco, o adoçante, o sal, o fermento em pó e o pó de estévia.

Rosquinhas light sem glúten

Adicione os ovos, o óleo de coco derretido, o leitelho (ou leite de coco) e a baunilha.

Rosquinhas light sem glúten

Use um batedor de claras ou uma batedeira para misturar tudo em uma massa mais grossa. Ela deve manter a forma como uma massa de cookie macia, não líquida como massa para panqueca.

Rosquinhas light sem glúten

Unte a forma para donut e encha os moldes até cerca de ⅔.

Rosquinhas light sem glúten

Asse os donuts a 160 °C por 20 a 22 minutos até ios donuts ficarem fofinhos, mas não ficar dourado. Deixe resfriar levemente na forma até ficarem firmes o suficiente para retirar dos moldes sem quebrar. Transfira as rosquinhas para uma grelha. Elas podem parecer um pouco esponjosas depois de assar, mas vão ganhar uma textura mais densa (como donuts tradicionais) quando resfriarem totalmente.

Rosquinhas light sem glúten

Esquente óleo de coco suficiente para fritar em uma frigideira pequena ( pelo menos 2,5 cm de profundidade). Quando o óleo estiver quente, baixe o fogo e coloque a primeira rosquinha. A cada 10 segundos aproximadamente, confira a parte de baixo para que não passe do ponto. Os donuts devem ficar bem dourados-amarronzados. Quando terminar de fritar a parte de baixo (cerca de um minuto), vire a rosquinha no óleo. Quando terminar, ponha-a sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. Repita com todos os donuts.

Rosquinhas light sem glúten

As rosquinhas estão prontas para comer assim que resfriarem o suficiente, cobertas com açúcar ou (como eu prefiro) com canela e açúcar. Para dar um gostinho a mais, você pode preparar uma cobertura de chocolate sem açúcar (instruções abaixo) fácil e/ou decorar as rosquinhas com chocolate granulado. Vá em frente — você merece!

Dica

  • As rosquinhas estão prontas para comer depois de fritas e têm um ótimo sabor quentes. Mas eu acho que a textura fica melhor se você deixá-las à temperatura ambiente por pelo menos uma hora ou na geladeira por cerca de meia hora. Se você refrigerá-las (como eu prefiro), elas vão ficar mais densas e parecidas com bolo. Elas também duram alguns dias refrigeradas em um recipiente lacrado.

Cobertura de chocolate opcional

Em uma tigela para micro-ondas, ponha 85g de gotas de chocolate preto sem açúcar e uma colher de sopa de óleo de coco. Aqueça no micro-ondas por 30 seguntos na potência alta e mexa. Continue aquecendo e mexendo por 20 a 30 segundos de cada vez (dependendo da potência do aparelho) até o chocolate ficar homogêneo. Mergulhe os donuts na cobertura de chocolate — apenas um ou os dois lados — e deixe-os descansar para cima sobre papel vegetal. A cobertura vai endurecer à medida em que resfria.

Rosquinhas light sem glúten

Se você é apaixonado por chocolate granulado (e quem te culparia por isso?), uma boa ideia é usar uma marca que use cores 100% naturais. Salpique o granulado logo depois de colocar a cobertura.

Rosquinhas light sem glúten

Já que você vai usar pouco granulado em cada rosquinha, acho que não tem problema usá-los de vez em quando, mesmo que não sejam feitos com açúcar. Mas se você for muito rígido em relação à sua ingestão de carboidratos, é melhor evitar o granulado. Mas com ou sem ele, você ainda vai amar estes donuts! Donuts saudáveis. Tem coisa melhor que isso?

Rosquinhas light sem glúten
Rosquinhas light sem glúten
Rosquinhas light sem glúten