on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar um roteador

Instalar um roteador pode ser uma tarefa um pouco complicada, sobretudo na hora de realizar todas as configurações necessárias para habilitar a internet na sua casa ou em um ambiente de trabalho. De qualquer forma, trata-se de um procedimento que pode ser feito mesmo por quem não dispõe de grande conhecimento técnico sobre tecnologia. Basicamente, o roteador é aquele aparelho responsável por compartilhar o sinal da internet em uma rede Wi-Fi. Assim, um único ponto de internet é capaz de conectar vários computadores que podem ser ligados a cabo ou via conexão sem fio. Entre as principais vantagens do roteador está a praticidade e o gasto reduzido de energia elétrica.

Instruções

O roteador é uma opção prática na hora de compartilhar o sinal da internet com outros computadores (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de compartilhar a internet da sua casa ou do seu trabalho é escolher um roteador que atenda às suas necessidades práticas. Existe uma série de aparelhos à disposição no mercado. Escolha o modelo que atenda às suas demandas (número de computadores conectados e extensão do sinal, por exemplo).

    Loading...
  2. Para instalar o roteador, basta ligar o cabo de energia e ligar o cabo de rede do roteador para o modem da internet.

  3. Em seguida, ligue e conecte outro cabo de rede do seu computador ou notebook no roteador.

  4. Alguns roteadores vêm com um CD de instalação. Basta colocar o CD e seguir as instruções passo a passo. Para instalar o roteador sem o CD, siga as opções abaixo.

  5. Quando o roteador estiver conectado, abra qualquer navegador de internet. Digite o seguinte endereço: "http://192.168.0.1". Esse é o código da maioria dos roteadores. Então, aperte "Enter".

  6. Abrirá uma janela com as configurações do seu aparelho roteador. Na tela de login, digite "admin", como nome de usuário. A senha-padrão é "admin". Ela poderá ser modificada posteriormente. Clique em "OK" para prosseguir com as configurações do sistema.

  7. Clique na aba "Redes sem Fio". Se o roteador estiver em inglês, a aba se chamará "Wireless". Aqui, será preciso indicar o nome da rede sem fio. Digite um nome de sua preferência e clique em "OK".

  8. A próxima página indicará as opções de segurança do roteador. Escolha a opção WPA2, considerada por especialistas a mais segura. Então, crie uma senha. É essa senha que deverá ser digitada na hora de conectar qualquer aparelho (computador, smartphone ou tablet) à internet.

  9. Basicamente o roteador está configurado. Retire o cabo de internet do computador. Em seguida, clique na seção de redes Wi-Fi do computador e selecione o nome de rede que você acabou de criar. Aqui, deverá indicar a senha escolhida. Se tudo deu certo, a internet Wi-Fi está funcionando.

  10. Para conectar outros dispositivos, basta clicar na internet Wi-Fi e digitar a senha. E pronto! Agora você pode conectar quantos dispositivos desejar no roteador.

Loading...

Dicas

  • Naturalmente, quanto mais dispositivos estiverem conectados à internet Wi-Fi, mais fraco será o sinal. Em contrapartida, ao conectar o computador e o roteador com o cabo de rede, o sinal de internet será mais forte do que na conexão sem fio.

Aviso

  • Eventualmente, o código de algum roteador pode não ser o padrão "192.168.1.1" (que funciona para a maioria dos roteadores). Nesse caso, o código correto do roteador deve estar indicado na embalagem do produto.

O que você precisa

  • Roteador
  • Acesso à internet
  • Modem
  • Cabos de rede
  • Computador

Referências

Loading ...
Loading ...