Mais
×

Como usar um roteador como switch

Atualizado em 20 julho, 2017

Muitos roteadores de escritório são uma combinação de vários dispositivos de rede em um pequeno aparelho, o que permite que eles sejam utilizados para outros fins, quando a capacidade de encaminhamento de dados não é desejada ou necessária. Você pode configurar o roteador como um "switch".

Instruções

Você pode alterar a configuração do seu roteador, para ele funcionar como um switch (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Ligue seu computador ao roteador usando um cabo Ethernet, mesmo se o roteador permitir acesso sem fio, porque as mudanças de configuração podem afetar o sinal da rede sem fio.

  2. Abra o navegador da Web e digite o endereço IP do roteador, geralmente algo semelhante a "192.168.0.1" ou "192.168.1.1".

  3. Digite o nome de usuário e a senha do roteador. Por padrão, muitos roteadores usam "admin" tanto para o nome de usuário quanto para a senha. Uma página da Web, que mostra o status do roteador, será exibida se o roteador estiver conectado corretamente e se o login for bem sucedido.

  4. Defina o endereço IP do roteador para um endereço que não entrará em conflito com o roteador principal da rede. Por exemplo, se o roteador principal é "192.168.0.1", tente definir o que deve ser usado como um "switch" para "192.168.0.2". Essa configuração pode estar na página de status ou na página de administração, mas vai variar de roteador para roteador.

  5. Desligue o servidor DHCP. Este servidor permite que o roteador atribua endereços de IP aos computadores conectados a ele. Como o roteador vai ser usado como um "switch", ele não precisa mais executar esta função de servidor, já que o roteador principal da rede assumirá essa tarefa.

  6. Localize as definições para o servidor DNS. Este servidor deve ser desligado também. Ele é usado para converter endereços de IP em endereços "www", que são usados ​​para ir para uma página da Web. Um "switch" não precisa executar esta função.

  7. Desligue quaisquer opções de firewall que o roteador possa ter. Isto pode exigir que você desligue várias configurações, dependendo do roteador.

  8. Altere o modo de seu roteador para "gateway" ou "switch", se o roteador tiver um ajuste de modo de operação.

  9. Remova todas as configurações de portas que podem ter sido usadas ​​para jogos, softwares ponto-a-ponto ou outras aplicações.

  10. Configure a rede sem fio do seu roteador para funcionar como um ponto de acesso, se esta configuração estiver disponível.

  11. Salve todas as alterações e reinicie o roteador para concluir o processo. Agora que os recursos extras do roteador foram desligados, ele se comportará como um "switch" em sua rede.

Dicas

  • As configurações mencionadas aqui podem ser encontradas em diferentes lugares e em roteadores diferentes. Tenha o manual do roteador em mãos para referência.

Aviso

  • Não deixe a senha padrão de fábrica no roteador. Enquanto você estiver no aplicativo de configuração, uma boa ideia é atribuir uma nova senha. Se o seu roteador possuir função sem fio, também altere o SSID padrão (nome da rede) e ative a segurança sem fio. Essas mudanças vão dificultar o acesso à sua rede por pessoas estranhas.
  • Tenha cuidado ao atribuir um endereço IP para o seu roteador. Se ele for igual ao endereço de outro dispositivo na rede, ele pode fazer com que a rede funcione de forma inadequada ou deixe de funcionar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article