Como verificar se um roteador wireless está funcionando

Escrito por christopher capelle | Traduzido por deivid assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como verificar se um roteador wireless está funcionando
Roteador wireless (Image 1: Linksys by Cisco, Images 2, 5, 6: MorgueFile.com, Images 3, 4: Chris Capelle)

Um roteador wireless é uma ferramenta de grande utilidade, mas como qualquer outro equipamento externo para computador, ele não é 100% confiável. Perder o sinal sem fio é mais do que um incômodo. É um entrave na produtividade, já que muito do nosso trabalho diário depende da capacidade de acessar os recursos de rede (internet, e-mail, servidores e impressoras), e o tempo de inatividade pode ser ruim para uma empresa. Felizmente, verificar se um roteador wireless está funcionando é um processo bem simples e rápido e que até mesmo aqueles que não entendem muito do assunto podem realizar sem suar a camisa.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cabo Ethernet RJ-45

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Reinicie o computador se está tendo problemas para se conectar à rede sem fio. A reinicialização desconecta completamente o computador da rede e o força a se reconectar quando estiver totalmente inicializado. Isso também ajudará a determinar se é o roteador ou o próprio computador o problema.

  2. 2

    Localize a rede sem fio no computador abrindo as configurações de rede. Em um computador com Windows, isso pode ser encontrado na barra do sistema (canto direito inferior da tela) ou indo em "Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Conexões de Rede". Em um Macintosh, é encontrado clicando no ícone "Airport" no canto superior direito da tela ou em "Preferências do Sistema / Rede".

  3. 3

    Abra uma página da internet que não está em cache no computador, clique em algum link na página e, em seguida, atualize-a usando o botão "Atualizar" no computador. Se os links funcionarem e as páginas atualizarem, a conexão está boa. Se não, então o problema pode ser o roteador wireless, ou modem a cabo ou DSL, os quais precisam ser reiniciados.

  4. 4

    Reinicie o roteador se não há sinal aparente ou se o sinal está mais fraco do que normalmente é. Espere um minuto e tente conectar-se novamente. Se há impressoras ou outros computadores na rede, confirme se eles estão visíveis. Se não, tente conectar diretamente um computador ao roteador com um cabo Ethernet RJ-45 para ver se isso ajuda.

  5. 5

    Reinicie o modem e o roteador se não conseguir obter conectividade com a internet ou o e-mail. A ordem preferencial de inicialização é começar com o modem a cabo ou DSL, em seguida, o roteador e, depois, qualquer computador e impressora na rede. Obviamente, para grandes redes, cada usuário não precisa reiniciar cada computador.

Dicas & Advertências

  • Verifique se você tem a senha correta para acessar a rede sem fio.
  • Confirme se a rede sem fio que está tentando acessar é, de fato, sua rede e não de outra pessoa que possa estar dentro da faixa de alcance.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível