Rotinas de treinamento para jogadores de basquete

Escrito por steve silverman | Traduzido por ale grassi
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Rotinas de treinamento para jogadores de basquete
Basquete profissional (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Basquete é visto como um jogo dominado por atletas profissionais. Embora uma habilidade atlética excepcional não faça mal algum, tornar-se um grande jogador de basquete depende mesmo de aptidão ao aprendizado e trabalho duro. Com tempo, atitude ajudará mais do que depender unicamente de talento atlético.

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Adquirindo velocidade e resitência

Corra com determinação todos os dias de treino. Um exercício utilizado por quase todos os técnicos é o de linha de fundo. Jogadores formam uma fila no fim da quadra, correm até a linha de falta e voltam; até a metade da quadra e voltam; 3/4 da quadra e voltam e, em seguida, até a outra linha de fundo e voltam. Praticar dois ou três desses exercícios no começo de cada treino aumentará a força e a intensidade do jogador. Praticá-los no final do treino, forçando para executar o exercício por completo, ajudará também a aumentar velocidade.

Controle de bola

Jogadores de basquete precisam ser confiantes quando estão driblando com a bola. Coloque uma série de cones na quadra e peça para os jogadores baterem a bola com a mão direita passando pelo lado de fora dos cones ao subirem a quadra e baterem com a mão esquerda ao descerem a quadra. Aprender a driblar com competência com a mão oposta é uma habilidade frequentemente ausente até mesmo nos atletas mais talentosos. Bons dribladores passarão um tempo extra treinando para melhorar a habilidade.

Pular

Pular é uma habilidade que todos os jogadores de basquete precisam desenvolver. Você precisará esticar-se para rebotes e bolas soltas e o desenvolvimento da capacidade de pular é importante para se tornar um jogador de sucesso. Um dos melhores exercícios de desenvolvimento da habilidade de pular é o agachamento burpee. Ele trabalha todos os músculos da perna. Em seguida, tente saltos rápidos repetidamente. Agache-se e exploda em um salto o mais alto possível. Descanse e pule novamente assim que puder. Repita o exercício dez vezes e melhorará sua capacidade de pular.

Exercícios de lançamento

Pratique lançamentos indo a cinco pontos diferentes a 4,5 m de distância da cesta. Comece na linha de fundo e passe para o canto da linha de lance livre. Em seguida, vá para a linha de lance livre e siga para o outro canto da linha antes de ir para o outro lado da linha de fundo. Não é suficiente ter apenas um ponto de lançamento que se sinta confortável. Você precisará desenvolver a capacidade global de lançamentos praticando a partir desses cinco pontos. Grave o treino em vídeo para analizá-lo depois. Conseguiu completar? O cotovelo estava reto? Será que manteve os olhos na cesta? Todas estas questões podem ser determinadas através do estudo de sua forma de lançamento em vídeo.

Trabalhe sua defesa

Todos os treinadores esperam de seus jogadores um esforço máximo na defesa em cada jogo. Alguns têm graus de talento ofensivo variados, mas na defesa o trabalho é duro. Certifique-se de manter o corpo entre o jogador que está marcando e a bola. Um vez que seu oponente tenha a posse de bola, pressione-o a cada passo e dispute cada passe e lançamento. Isso é feito através de esforço e, mais uma vez, gravando em vídeo em cada jogo e jogada. Observe se você se empenhou o bastante ou parou para descansar. Consistência e trabalho duro é o que mais conta.

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