Que tipo de roupa um advogado precisa usar no tribunal?

Roupas feitas sob medida mostram que você é uma pessoa séria

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ao defender um caso no tribunal, é importante que o seu traje demonstre profissionalismo e seriedade. Desse modo você será levado a sério pelo juiz, júri e oficiais da corte. Roupas como ternos e sapatos sociais, muitas vezes, são necessárias para causar uma boa impressão e podem aumentar a sua chance de ganhar um caso. Evite roupas inapropriadas ou escandalosas.

Blusas, camisas e paletós

Alguns escritórios de advocacia têm adotado um código de vestuário com um estilo mais social. No entanto, quando necessitam ir à corte, os advogados ainda optam pelo estilo mais formal. As camisas de mangas compridas, de abotoar, e as gravatas, são o padrão para os advogados, enquanto as blusas feitas sob medida são apropriadas para as advogadas. Homens e mulheres devem usar cores lisas e neutras, embora seja apropriado acentuar com um toque de cor mais forte, como vermelho, para uma gravata ou lenço. Os paletós são usados por ambos os sexos.

Calças

As calças devem ficar na medida certa e se encaixar bem no corpo. Vestir calças excessivamente largas ou extremamente apertadas pode causar uma má impressão durante a audiência. De forma geral, as calças dos homens são as mesmas que costumam utilizar em outras ocasiões que requerem um mínimo de formalidade. As mulheres podem usar terninhos, mas também é apropriado que usem outro tipo de roupa social. As calças de cores escuras são mais típicas que as de cores claras. Todos os tipos de jeans são inapropriados para advogados e advogadas.

Saias

As mulheres podem optar por usar uma saia para combinar com um paletó ou blusa, em vez de calças. Nesse caso, recomenda-se que o comprimento da bainha atinja, pelo menos, a parte superior do joelho quando em pé. Pode haver uma pequena fenda na parte de trás da saia para caminhar ou subir escadas. Com essa sugestão, as mulheres não ficam totalmente expostas ao se sentar e ajuda a manter uma aparência elegante.

Sapatos

Tênis ou sandálias devem ser evitados por todos os advogados. Os homens devem usar sapatos de couro ou casuais. O scarpin, ou sapato social fechado, em tons neutros, são os preferidos das mulheres. Sapatos muito chamativos, com strass, ou abertos na ponta, devem ser evitados. Se você ficar com dúvida sobre qual tipo de calçado usar para a ocasião, experimente vários modelos para saber qual se encaixa melhor às suas necessidades.

eHow Brasil
×