Como a roupa dos tenistas mudou com o tempo

Escrito por carolyn williams | Traduzido por cesar duarte
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a roupa dos tenistas mudou com o tempo
A evolução da roupa esportiva (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O tênis é um esporte que continua a crescer em popularidade. Há modas e pesquisas para determinar a roupa correta a ser usada nas quadras. Mas nem sempre foi assim. A roupa dos tenistas evoluiu consideravelmente desde quando este esporte surgiu pela primeira vez. As roupas de hoje estão mais direcionadas para o esporte em si do que para responder aos ditames da moda.

Outras pessoas estão lendo

História do tênis

O tênis é um esporte que tem sido jogado através dos séculos. Inicialmente criado como um jogo de bola com as mãos para monges, no qual eles usavam os hábitos completos da sua ordem, quando o tênis se integrou à sociedade, homens e mulheres passaram a praticá-lo. Os homens usavam trajes da moda da época, incluindo calças compridas, gravatas e sapatos com solas macias. Até 1946, era requerido aos homens o uso de calça comprida no torneio de Wimbledon. Nos anos de 1860, a moda das mulheres incluía pele de animais, arranjos de penas e saias compridas. O vestuário era composto por tecidos pesados, tais como sarja e lã. As roupas femininas só sofreram ajustes após os anos 30, subindo acima do joelho e suprimindo as peles e penas. Conforme a moda evoluiu, o mesmo aconteceu com a escolha da cor. O branco sempre foi associado com o jogo de tênis. E a razão é simples - suor. O branco não mostra o suor tão facilmente quanto as outras cores, tornando-a ideal para um esporte relativamente sofisticado. Hoje em dia, tecidos tecnologicamente desenvolvidos ajudam a evaporar a transpiração, fazendo com que a escolha de cores pelos tenistas seja mais variada. Além disso, as roupas são significativamente mais reveladoras do que as calças e vestidos compridos.

Importância

Com a evolução do jogo, as roupas também se desenvolveram. Os jogadores hoje usam roupas feitas para a prática do esporte. As roupas são bem ajustadas ao corpo e permitem o movimento. O enfoque das vestimentas deixou de refletir a moda atual usada nas ruas, para se tornar uma moda própria. Ela é orientada pelas estrelas do tênis como Roger Federer e as irmãs Williams, assim como pela tecnologia derivada dos laboratórios esportivos e das quadras.

Tipos de roupas

Uma das coisas que permanecem verdadeiras na evolução da roupa dos tenistas é que homens e mulheres se vestem de forma diversa. A roupa dos tenistas masculinos é mais reveladora do que era antigamente, permitindo que eles mostrem as pernas. Os homens usam tipicamente calções e uma blusa de mangas curtas, com uma suéter ocasional para os dias mais frios. Porém, a moda feminina evoluiu mais ainda. As saias ainda são usadas, mas foram redesenhadas para a ação, com calcinhas discretas e pregas para facilitar o movimento. Os tops vão desde uma blusa de manga curta até uma camiseta. Geralmente os suéteres somente são necessários durante o aquecimento. As mulheres ainda usam vestidos mas o enfoque é novamente de dar liberdade à jogadora para melhor atuar, não cedendo a nenhum requisito da moda da época. Os tecidos usados nas roupas de tênis mudaram significativamente. A sarja e a lã foram usadas inicialmente, mas a atividade da jogadora requer avanços tecnológicos que permitam que os tecidos promovam a evaporação da transpiração e acompanhem o seu movimento ao executar os lances.

Identificação

No início, a moda dos tenistas tornava difícil identificar se um jogador estava indo para as quadras. Ela refletia muito a moda da época, tanto que apenas a raquete podia demostrar esta intenção. Hoje, porém, as roupas facilmente identificam o praticante deste esporte. Uma mulher fazendo compras em uma mercearia está nitidamente com um vestido ou saia de tenista, com seu comprimento curto, tecido específico e habilidade para permitir seu movimento. Do mesmo modo, um homem usando uma roupa branca de tênis é facilmente identificável. Das meias aos calções de tenista, você sabe que o jogador está indo ou voltando das quadras. Os tecidos de alto desempenho incluindo o poliéster, náilon e spandex permitem que você se sinta bem dentro e fora das quadras. Eles preservam sua forma e cores bem mais do que os tecidos usados anteriormente. Eles também são extremamente duráveis. Procurem por DriFit, CoolMax ou Wickaway ao comprar suas roupas para tênis.

Considerações finais

Os avanços na tecnologia disponibilizam uma gama incrível de cores e escolhas para as roupas de tênis. Mas o jogador de tênis comum só precisa do equipamento básico. Para os homens, o requerido são alguns pares de calções e camisas básicas. No caso das mulheres, duas saias para tênis nas cores básicas, tais como branco e azul ou preto, e alguns tops simples, serão suficientes para muitas partidas. Tenha certeza de usar bons tênis com solas que não marquem as quadras pois isto é um requisito em alguns clubes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível