Roupas adequadas e inadequadas no ambiente de trabalho

Escrito por lh lee | Traduzido por mariana korman
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Roupas adequadas e inadequadas no ambiente de trabalho
Vestir-se adequadamente projeta uma imagem positiva e profissional para os chefes e clientes (Group of business people working together in the office. image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

O que é considerado apropriado para vestir no trabalho pode ser confuso, com termos vagos como "profissional casual". Os trajes recomendados também podem variar bastante dependendo do tipo de empresa que você trabalha. Vestir-se adequadamente é essencial para ter uma carreira de sucesso.

Roupas femininas

Mulheres devem evitar mostrar muita pele com decotes profundos, minissaias, calças de cintura baixa, transparências ou blusas curtas. Revistas de moda e programas de televisão muitas vezes retratam mulheres com roupas sensuais no escritório, mas isso é inadequado para a maioria das empresas. Também não é preciso se vestir como homem para parecer profissional. Terninhos, com calça reta ou saia na altura do joelho e um blazer são opções ótimas para empresas corporativas. Vestidos, camisas de botão e blusas de seda coloridas também são femininas e adequadas para o ambiente profissional.

Roupas masculinas

O comprimento e a largura de um terno masculino devem estar corretos. A bainha das calças deve ser costurada na altura da parte superior do salto do sapato. A cor do terno também é importante. A maioria dos escritórios prefere cores escuras como preto, azul-marinho, cinza ou marrom, com uma camisa de botões de algodão, branca e lisa.

Acessórios femininos

Os acessórios são ótimas maneiras de expressar seu estilo pessoal. No entanto, eles precisam projetar uma imagem profissional. É melhor optar pela simplicidade. Mulheres devem evitar usar bijuterias plásticas ou temáticas. Ao contrário, use pérolas simples ou pequenos brincos. Meia-calça deve ser utilizada em cores neutras, como cor da pele ou tons escuros. É melhor evitar cores vívidas ou o estilo "arrastão". Mulheres devem evitar sapatos abertos, plataforma e saltos altos. Prefira saltos médios, com cerca de 4 cm.

Acessórios masculinos

Homens também devem evitar gravatas temáticas ou inovadoras, optando por acessórios de seda, de largura média e estampa discreta. Também é importante que o cinto combine com os sapatos, e as meias combinem com o terno. Eles nunca devem usar chinelos ou tênis. Sapatos escuros, polidos, com cadarços são simples e adequados.

Sexta-feira casual

Nos Estados Unidos, é comum os escritórios permitirem roupas mais casuais nas sexta-feiras. Ainda assim, não são as mesmas roupas utilizadas no final de semana. É melhor descobrir como a empresa define "casual". Isso nunca significará "desleixado", mas sim, relaxado, ajustado e profissional ao mesmo tempo, como uma calça caqui e uma camisa abotoada e um par de sapatos mocassim. Para as mulheres, uma saia com corte em trapézio e um cardigã ou um chemisier. Escritórios criativos ou técnicos normalmente permitem calças jeans, no entanto, é essencial que sejam de uma cor escura e ajustadas. Evite utilizar calças desbotadas ou coloridas, apertadas demais ou folgadas.

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