Mais
×

Que tipo de roupas os bahamenses usam?

Atualizado em 17 abril, 2017

A moda nas Bahamas é muitas vezes vista por forasteiros e visitantes como tropical e exótica, com influências de gerações de antigos escravos que ali viviam misturadas com elementos da Grã Bretanha e seus vários territórios. Os habitantes das Bahamas, assim como vários moradores de ilhas tropicais, tendem a usar roupas que combinem estilo e funcionalidade, e as influências de estilistas locais e sazonais já se entrelaçou nos trajes dos nativos.

Bahamenses usam tanto moda local quanto tendências internacionais (beach through the palms, freeport, bahamas islands image by Albo from Fotolia.com)

História

Os índios Lucayan, que foram os primeiros bahamenses conhecidos antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492, usavam pouco mais que tangas. Modas subsequentes foram influenciadas pelo clima e a necessidade de pesca e consistiam em materiais encontrados em navios perdidos ou naufragados. Quando a pirataria foi banida e as ilhas tornaram-se independentes da Grã-Bretanha, a moda bahamense se desenvolveu para vestidos enrolados, sarongues, calças cargo e shorts que podem ser vistos até hoje.

Identificação

Muito da moda nativa vista em qualquer uma das mais de 700 ilhas bahamenses é uma reflexão da geografia e da economia local. A indústria do turismo tem um papel crucial na vida nas Bahamas e muitas das roupas feitas na região ou vendidas em lojas das ilhas são feitas para divulgar um estilo de vida casual e navegador.

Função

A moda de verão obviamente será mais leve do que os trajes de inverno e primavera, com shorts para homens e shorts, saias ou sarongues para as mulheres. Durante os meses mais frescos, camadas de camisetas e suéter ou casacos esportivos são a norma. Sandálias e mocassins são comuns pelas ilhas. Estar confortável no clima tropical é o objetivo da maior parte das roupas que podem ser encontradas nas ilhas e que são usadas pela população local.

Moda Batik

A fábrica de batik na ilha Andros faz tecidos estampados manualmente usando cera para prevenir que a tinta penetre em áreas específicas do tecido. As estampas encontradas na moda batik representam a forma como as ilhas arenosas contrastam com as águas azuis do Caribe e do Atlântico.

Fatos divertidos

A designer Diane von Fustenberg tem uma casa de temporada nas Bahamas. A Tommy Bahama é na verdade uma empresa de Seattle. As vendas de varejo mais antigas das ilhas vem da Cole's of Nassau, estabelecida em 1956. As Bahamas têm duas semanas de moda anuais: a "Islands of the World Fashion Week", no outono, e a "Bahama Fashion Week", em Julho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article