Por quê roupas brancas ficam amarelas quando guardadas?

Escrito por rebecca mecomber | Traduzido por daniela afonso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por quê roupas brancas ficam amarelas quando guardadas?
Roupas brancas podem se tornar amarelas quando estocadas (green grass, blue sky and white clothes image by Eric Isselée from Fotolia.com)

O misterioso amarelamento de roupas guardadas continua sendo um dilema comum entre pessoas que estocam roupas e donas de casa. As roupas podem ser lavadas e compactadas antes de serem armazenadas, mas vários meses ou anos depois apresentarão manchas amarelas ou terão desbotado. Apesar de aparentemente intacta durante o armazenamento, reações químicas invisíveis e a decadência mudam o branco brilhante da roupa para um tom amarelo.

Outras pessoas estão lendo

Muito alvejante

A água sanitária torna a roupa mais branca, mas, em muita quantidade, pode tornar a roupa amarelada. A água sanitária é um desinfetante forte e grande parte da química faz com que tecidos se deteriorem e se tornem amarelados ao longo do tempo. Dan Eisen, ex-chefe-analista de vestuário do Neighborhood Cleaners Association (Associação dos Limpadores do Bairro), recomenda adicionar vinagre destilado ao ciclo de lavagem de roupas branqueadas com água sanitária, neutralizando a água sanitária e evitando o amarelamento.

Lavagem ou sabão em pó insuficientes

Lavagem ou detergente insuficientes durante o ciclo de lavagem permitem que a sujeira e os detritos fiquem incorporados às pequenas fibras da roupa. No armazenamento, esses detritos podem se decompor, deixando manchas ou marcas. Limpar e secar devidamente antes de armazenar as roupas brancas ajuda a eliminar o amarelamento.

Enxágue insuficiente

A maioria das roupas lavadas na máquina de lavar passa pelo ciclo de lavagem com água fria. A água fria pode fazer a espuma do sabão congelar e formar uma camada fina sobre a roupa. Quando armazenada, essa camada pode fazer com que o tecido branco fique com uma coloração amarelo claro. Um produto especial para a lavagem de roupas chamado "bluing" pode ser adicionado ao ciclo final de lavagem com água fria, para evitar o amarelecimento das roupas.

Decomposição do agente branqueador

O branco é um corante. Os fabricantes de roupas colorem roupas brancas de branco com agentes branqueadores. Esses agentes podem se decompor durante o armazenamento das roupas, deixando um tom amarelado no vestuário. Normalmente, a cor branca das roupas pode ser restaurada através de um novo tratamento feito durante a lavagem da roupa com um agente de branqueador disponível no mercado.

Ácidos nos locais de armazenamento

Itens inertes nos locais de armazenamento, como caixas plásticas, caixas de papelão, recipientes de madeira e sacos de plástico, podem causar o amarelamento da roupa. Essas caixas de armazenamento emitem gases e outros subprodutos que, com o tempo, podem se infiltrar nas roupas, causando manchas amarelas. Papéis de armazenamento e recipientes sem ácido estão disponíveis para proteger roupas brancas durante o armazenamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível