Que tipo de roupas devo usar para fazer trilhas?

Escrito por lisabeth hughes | Traduzido por regina fleck
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de roupas devo usar para fazer trilhas?
Vista-se de acordo com o tempo e prepare-se para enfrentar mudanças (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Fazer trilhas pode ser divertido e revigorante em qualquer estação, se você estiver preparado e vestido adequadamente. Vestir camadas de roupas confortáveis é recomendável em praticamente qualquer condição climática, pois fica mais fácil se ajustar às variações de temperatura e às viradas que o tempo dá. Nunca use roupas de algodão quando for fazer trilhas. O algodão deixa o corpo úmido e pode levar à hipotermia se molhar em um dia frio. Em vez de algodão, prefira tecidos sintéticos e lã.

Inverno

Poucas camadas de roupas bem feitas podem fazer a diferença entre uma agradável trilha de inverno e uma experiência traumatizante.

Uma das peças de roupa mais importantes quando se faz trilha no inverno é um casaco leve e impermeável. Use um casaco de manga comprida forrado de zíper ou uma blusa de lã sobre uma camisa térmica sintética de manga comprida para ficar seco e evitar a umidade em seu corpo. Ceroulas de espessura média à grossa, sintéticas ou não, mantêm as pernas aquecidas por baixo de calças justas e à prova d'água. Dois pares de meias inteiramente ou parcialmente de lã mantêm os pés secos e quentinhos. Leve um par extra, caso seus pés molhem. Levar dois pares de luvas também é recomendável. Certifique-se de levar uma touca quente que cubra suas orelhas e evite que você perca calor corporal pela cabeça.

Verão

Fazer trilha no verão reúne fatores opostos. Vista-se para evitar insolações, desidratação e queimaduras, bem como hipotermia. A chuva e noites frias podem casuar hipotermia, mesmo no verão. Vista camisetas ou bermudas feitas de material sintético, como polipropileno ou poliéster para afastar a umidade de seu corpo.

Leve uma jaqueta forrada ou um suéter de lã, caso a temperatura caia. Uma jaqueta à prova d'água leve ou uma capa proporcionam conforto em grandes altitudes e quando o tempo está ventoso ou chuvoso. Use meias leves, feitas de material sintético, e leve um par de reserva com você.

Primavera e outono

A primavera e o outono costumam ser as melhores épocas para trilhas, mas o tempo pode ser bastante imprevisível nessas estações. A roupa adequada é uma mistura de roupas de verão com roupas de inverno. A intenção é se aquecer sem passar calor. Camadas de tecidos leves e sintéticos permitirão que você adicione ou remova as peças conforme for necessário. Use uma camiseta sintética sob uma jaqueta impermeável que corte o vento e tenha capuz. Leve um suéter de lã ou um casaco forrado com zíper de manga comprida. Um colete impermeável pode proporcionar a quantidade certa de calor em um tempo moderado. Use meias leves e sintéticas sob um par de meias de lã e sempre leve um par de reserva. Calças longas vão proteger você e, se estiver um pouco frio, ceroulas vão ajudar a manter o calor.

Calçados

Use tênis de caminhada para trilhas leves. Eles proporcionam um apoio médio para o tornozelo, permitem que o pé respire, são leves, costumam ser à prova d'água e absorvem a umidade. Além disso, eles têm tração o suficiente na sola tanto para trilhas mais íngremes como planas.

Se você pretende fazer trilhas mais desafiadoras, percorrer longas distâncias ou levar uma mochila mais pesada, botas são uma escolha melhor. Elas são à prova d'água e não deixam a umidade entrar, têm uma sola mais grossa e firme, com mais tração do que os tênis, e dão um apoio muito melhor para o tornozelo. Certifique-se de que você já está acostumado com suas botas antes de partir para longas e desafiadoras trilhas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível