Roupas e equipamentos para a luta livre

Escrito por michele a clarke | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Roupas e equipamentos para a luta livre
A luta livre é um dos esportes mais antigos que existe (Boys High School Wrestling 1 image by alice rawson from Fotolia.com)

A luta livre é um dos esportes mais velhos de que se tem notícia, sendo que esteve presente nos jogos olímpicos mais antigos. É um esporte individual que envolve força, agilidade, flexibilidade e a habilidade de pensar rapidamente. O treinamento frequentemente envolve o levamento de peso, a corrida e o treinamento de equilíbrio, além de treinamentos de técnicas.

Comparado ao treinamento, o equipamento para a luta livre é muito simples e consiste de equipamentos para a cabeça, uma sunga, proteções para o joelho e sapatos de luta.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento para a cabeça

O equipamento para a cabeça é usado para proteger as orelhas, pois elas precisam de proteção contra a orelha de couve-flor. Esse problema ocorre quando a fricção contra o ouvido exterior causa um acúmulo de fluido embaixo da pele. Isso eventualmente endurece se não for tratado rapidamente, o que também causa a desfiguração da orelha. Muitos lutadores escolhem não tratar essa lesão, pois veem nela um marco de honra, especialmente em países europeus.

O equipamento possui correias que passam pelo topo da cabeça levando até dois copos que cobrem as orelhas. Esses copos são acolchoados para um conforto extra. As correias são ajustáveis. Existem muitos tipos diferentes de equipamentos para a cabeça no mercado, cada um projetado com diferentes níveis de conforto. Alguns possuem saídas de ar para os lutadores escutarem melhor durante uma partida de luta livre.

Sunga

Uma sunga é usada durante competições. É uma única peça de uniforme feita de spandex. Ela é usada justa ao corpo para que o outro competidor não quebre seu dedo ao enroscá-lo, como poderia acontecer se estivessem usando camisetas e shorts. Essa peça possui alças finas e parece um uniforme de ciclismo. Ela são feitas em cores variadas. Nas competições de luta de estilo livre e na greco-romana uma sunga vermelha ou azul deve ser usada. No estilo folk e no colegial quaisquer cores podem ser vestidas. As sungas são feitas em cortes masculinos e femininos.

Proteções para o joelho

Essas peças protegem o joelho de lesões como queimaduras por fricção ou danos em ligamentos. As lesões podem ocorrer em movimentos normais de luta livre como as pernas únicas e duplas e no passo de penetração, assim como em posições acidentais ou aterrissagem. Os protetores são feitos de um material macio que absorve o choque de quedas.

Meias e protetor de boca

Existem meias feitas especificamente para a luta livre. Elas absorvem o suor e permitem que o pé respire.

Os protetores de boca protegem os dentes contra quedas acidentais ou quando um braço ou joelho entra em contato com a boca. Lutadores que usam aparelhos dentais devem usar uma proteção para salvaguardar o seu adversário. Para todos os outros, a proteção é opcional.

Sapatos de luta

Muitos lutadores sentem que o sapato é a peça mais importante de vestimenta que eles possuem. Eles ajudam a vencer a luta ao permitir que pisem com uma perna só e executem os passos para uma torção de corpo. Os sapatos de luta livre variam muito em preços e características. Tipicamente lutadores jovens começam com um sapato bem simples. Eles oferecem geralmente muito pouco em estilo e conforto. Conforme o lutador aumenta suas habilidades, seus sapatos também melhoram.

A aderência do sapato ajuda a prevenir escorregões no ringue. Outras características de modelos disponíveis incluem controle de temperatura, coberturas para cadarços ou partes inferiores arredondadas que permitem arrancadas mais fáceis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível