Estilo

Roupas espanholas

Escrito por venice kichura | Traduzido por larissa neubern
Roupas espanholas

A Espanha foi uma força poderosa no mundo da moda

Flamenco1 image by Videovol from Fotolia.com

Durante o século 16, a Espanha foi uma força poderosa no mundo da moda. Nessa época, o país desenvolveu estilos como a saia aro, também conhecida como Verdugado, assim como a capa sino e o espartilho. A cultura dos mouros apresentou as joias aos espanhóis. Os homens usavam camisas brancas enfeitadas com bordados pretos espanhóis. Mesmo muito depois dessas modas estarem desatualizadas, os espanhóis continuaram usando esses estilos, e como resultado, a Espanha perdeu seu título de líder da moda europeia para cidades em ascensão, como Paris.

Roupas espanholas tradicionais

Roupas espanholas tradicionais são decoradas com bordados coloridos, pedras preciosas e pérolas, junto com fios de ouro e prata. As roupas são feitas de tecidos valiosos e pesados e são conhecidas por sua elegância e rigidez. As roupas tradicionais mais comuns, usadas até hoje, são mantilla, peineta e gilet.

Mantilla

A mantilla é um xale leve circular ou triangular feito de renda ou seda. É usada sobre a cabeça e os ombros e presa por alfinetes ou um pente, assim como a peineta. A echarpe tradicional espanhola é uma variação do véu usado por mulheres em celebrações religiosas. Ela também é usada por noivas no dia do casamento.

Peineta

A peineta, que é um grande pente colorido de casco de tartaruga, é usada para segurar a mantilla. Apesar de ter sido popular no século 19, esse pente decorativo continua sendo usado por mulheres espanholas em ocasiões especiais, assim como em casamentos, touradas e cerimônias religiosas. A peineta acrescenta altura para quem a usa, além de deixar o cabelo arrumado. Elas são adaptadas de acordo com a altura da mulher; mulheres baixas preferem uma peineta alta e mulheres altas preferem peinetas mais baixas.

O gilet

O gilet moderno é uma jaqueta sem mangas parecida com uma blusa ou um colete. Historicamente, ele era feito sob medida e bordado. No século 19, era um corpete no formato de um colete masculino. Os gilets atuais são usados como casacos para aquecimento adicional em ambientes externos. Enquanto os gilets da moda são feitos de pele de animais ou tricô, os esportivos são feitos de lã.

Vestido folclórico espanhol

Na região centro-norte da Espanha, as mulheres são conhecidas por seus aventais, suas saias amplas em formato de sino, e mantas amarradas em volta do peito. As mulheres usam tênis ou sapatos de madeira parecidos com tamancos, enquanto os homens são conhecidos por suas calças justas no joelho e jaquetas curtas. Na parte sul da Espanha, as mulheres usam vestidos longos com caudas. Mulheres do sul da Espanha sempre enfeitam seus cabelos com rosas vermelhas, e os homens usam calças compridas pretas e cintos vermelhos.

Roupas contemporâneas do dia a dia

Além de serem de alta qualidade, as roupas espanholas do dia a dia são consideradas de preço acessível. Garotas adolescentes modernas geralmente preferem calças a saias, e os jeans são populares. A aparência é significantemente importante para os garotos adolescentes, que possuem roupas de grifes de grande estima. Espanhóis mais velhos são mais conservadores em seus estilos de roupa. Vestir-se de forma escassa é evitado em pequenas vilas do interior, e saias curtas e roupas de banho são vistas como inaceitáveis.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media