Roupas inspiradas nos anos 90

Escrito por nancy hayden | Traduzido por evelyn lima
Roupas inspiradas nos anos 90
A moda hip-hop dos anos 90 exibia roupas extremamente largas (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os estilos de moda foram de um extremo a outro durante a década de 90. Alguns estilos exorbitantes persistiram desde os anos 80, enquanto outros foram esquecidos em face dos estilos exagerados da década anterior. Do hip-hop ao grunge, as tendências foram de coloridas e chamativas a sombrias e desleixadas. Os estudantes e frequentadores de festas que desejam inspirar seus guarda-roupas na década de 90 podem se valer de muitos estilos diferentes.

Estilos de hip-hop

O ritmo hip-hop dominou as ondas de rádio no final dos anos 80, e persistiu durante os anos 90. Ao mesmo tempo amantes da música, seus fãs se vestiam como seus rappers e artistas de hip-hop favoritos. MC Hammer popularizou as calças de paraquedista. Elas eram tipicamente de algodão, com cinturas elásticas e ganchos baixíssimos contendo material extra. Juntamente com estas calças multicoloridas, as pessoas usavam camisetas lisas e suspensórios. Roupas de corrida e tênis de marca também eram moda, graças a bandas de hip-hop como Run DMC.

Estilo grunge

A música grunge surgiu no começo dos anos 90, quando bandas como Pearl Jam e Nirvana deram voz à angústia da juventude e inspiraram novas tendências de moda. O conforto e a aparente apatia à moda eram cruciais para este estilo. Meninos e meninas usavam jeans, camisetas de banda desbotadas com camisas de flanela abertas por cima, botas Doc Marten e chapéus de lã. As roupas grunge eram desbotadas, largas e geralmente escuras.

Estrelas da música

Britney Spears lançou-se na cena musical em meados dos anos 90, fazendo muito sucesso com seu vídeo "Baby One More Time", no qual ela usava um uniforme escolar com saia pregueada, camisa, um cardigã e trancinhas nos cabelos. Boy bands e bandas de meninas também eram famosas nos anos 90, fornecendo inspiração para festas até os dias de hoje com os Backstreet Boys, NSYNC e as Spice Girls. Os membros de boy bands geralmente vestiam o estilo hip-hop e camisas esportivas, enquanto as meninas optavam por minissaias ou vestidos e botas até os joelhos.

Personagens de cinema

Os filmes de "Austin Powers" foram sucessos de bilheteria que podem ser incorporados pelos homens, por meio de ternos dos anos 60 com babados na gola, ou como o Dr. Evil, em seu terno cinza com suéter de gola alta. As meninas podem se inspirar no filme "As Patricinhas de Beverly Hills", no qual Alicia Silverstone e as outras atrizes usavam minivestidos diurnos acinturados. Estes vestidos eram tão curtos que era comum as meninas usarem shorts justos por baixo deles. Elas também usavam saltos grossos e quadrados, que eram febre na época.