Casa

O que fazer com roupas que a máquina não limpa?

Escrito por kate wharmby seldman | Traduzido por mariana piastrelli lauria
O que fazer com roupas que a máquina não limpa?

Sua máquina de lavar pode ter mofo ou algo preso nela que impede uma lavagem correta

Andrew Olney/Photodisc/Getty Images

Podem ser várias as razões pelas quais a sua máquina de lavar não limpa suas roupas. Você pode ter manchado suas roupas de forma que elas precisem de um detergente ou tratamento especiais. Sua máquina de lavar pode ter mofo ou algo preso nela, o que impede uma lavagem correta, ou então as roupas podem precisar de limpeza a seco, ao invés da lavagem convencional. (Em alguns casos, você pode ignorar o que as etiquetas dizem e simplesmente jogar as roupas na máquina de qualquer jeito)

Outras pessoas estão lendo

Roupas com manchas difíceis

Se você for tentar lavar uma roupa manchada e as manchas não saírem, você precisa tratar a mancha com o removedor adequado. Primeiro, tente um removedor de manchas específico, encontrado em lojas de limpeza. Se não funcionar, você pode precisar encontrar uma solução para o tipo específico de mancha. Por exemplo, para remover uma mancha de batom, misture 1 litro de água com 1 colher de chá de detergente líquido e 1 colher de chá de vinagre branco. Mergulhe a peça de roupa nessa solução por meia hora, em seguida lave-a e deixe-a secar ao ar livre. Se isso não funcionar, retire a mancha com álcool, mantendo um papel toalha sob o tecido para absorver o excesso de álcool. Mantenha a mancha umedecida com o álcool durante meia hora e depois lave a roupa com água. Se a mancha de álcool não funcionar, repita o passo de mergulhar a roupa em água, substituindo o vinagre por uma colher chá de amônia. Se depois de tudo isso você ainda perceber que as manchas não saíram, tente suco de lixívia - o suco de limão é mais suave, enquanto a lixívia é mais forte. Se a mancha ainda estiver presa à roupa, pode ser a hora de doá-la para grupos de caridade ou para quem possa reciclar os pedaços de tecido.

Problemas comuns de máquinas de lavar

Se a sua máquina de lavar roupa não está lavando as roupas de forma efetiva, ela pode estar com problemas. Talvez ela não esteja removendo a sujeira e pelos de animais ou talvez até mesmo a própria máquina manche suas roupas. Talvez ela até limpe as roupas, mas acaba deixando-as com um cheiro desagradável, o que é tão ruim quanto não limpar as peças de roupa. Se sua máquina de lavar estiver deixando um mal cheiro nas roupas, pode ser que haja mofo sob o agitador. Remova o agitador. Dependendo do modelo da máquina de lavar você pode precisar de uma chave de fenda para fazer isso. Agora limpe o agitador e a bacia de lavar com uma solução de água quente e água sanitária. Use luvas de borracha para proteger as mãos da água sanitária e do bolor. Limpe o agitador regularmente, antes de você perceber um mal cheiro nas suas roupas. Se a máquina estiver manchando as suas roupas, verifique se não há nada preso dentro dela, o que é comum nesses casos. Alguns tipos de amaciantes também podem manchar suas roupas, caso a máquina esteja suja ou com bolor. Tente limpar a máquina de lavar, executando-a no ciclo de água quente e sem roupas nela, mas com detergente. Outro culpado pela falta de limpeza poderia ser a água. Verifique a qualidade da água que a máquina utiliza para limpar as roupas. Caso a água esteja suja ou prejudicada, considere reavaliar o sistema de filtração e os encanamentos da casa. Se tudo isso falhar, contrate um profissional para verificar pessoalmente a máquina.

Roupas de lavagem a seco

Leia as etiquetas de suas roupas antes de colocá-las na máquina de lavar. Se a etiqueta disser "Somente lavagem a seco", pense duas vezes antes de desobedecer a esse conselho. Lavar essas roupas pode desgastá-las ou rasgá-las. Alguns tecidos podem suportar essa lavagem melhor que outras, e outras acabam não suportando a lavagem. Algumas roupas você pode colocar na máquina, desde que você configure-a para lavagem a frio e rotação delicada. Essas roupas incluem malhas sintéticas e caxemiras mais resistentes. Se você ainda estiver em dúvida se deve colocar uma peça dessas na máquina, simplesmente não a coloque. Outras roupas você deve lavar somente à mão. Materiais como lã encolhem se você colocá-las em máquinas de lavar. Algumas roupas de lã podem ser lavadas somente à mão, mas você deve usar um detergente especial e lavá-las com bastante delicadeza. Outros tecidos como caxemira, mohair ou alpaca também devem ser lavados delicadamente à mão. Nunca lave ternos na máquina. Finalmente, existem roupas que sua máquina de lavar vai estragar se você tentar lavá-las nela. Materiais como seda devem ser lavados sempre à seco. Como mencionado anteriormente, nunca coloque lã, caxemira ou outros materiais sintéticos na lavagem da máquina. É melhor não tentar, uma vez que qualquer redução ou feltragem pode arruinar o terno para sempre, e os ternos são caros. Limpeza a seco é a opção mais segura. Se uma peça for decorada com pérolas, lantejoulas, penas ou outros enfeites que podem ser danificados ou perdidos, é melhor lavar à mão ou fazer uma lavagem à seco, já que a chance de danificar esses enfeites é grande, caso não sejam lavados à mão.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media