Roupas de moda alternativa

Escrito por gigi starr | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Roupas de moda alternativa
Moda alternativa noturna (2007 photofranco2007 / Creative Commons)

A moda alternativa é um nicho próspero, com fãs masculinos e femininos. Mais que apenas meninos usando preto, a moda alternativa inclui roupas de travesti, steampunk, "Lolita Gótica Elegante" e muitas outras variedades de roupas. Essa moda costuma ser ligada a gostos musicais, com diferentes cenas compartilhando traços comuns em desenhos e em indumentárias. O grosso da moda alternativa é vendido em lugares distantes dos shoppings, mas podem ser vendidas peças em pequena escala em algumas cadeias comerciais.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Segundo a produtora de mostras de moda australiana Nocturnal Instincts, "Moda alternativa é a que fica longe da moda usual, uma moda diferente. Pode ser a de uma subcultura ou apenas estranha. É uma moda que não se conforma ao mundano. Dirige-se às margens e costuma ser mais artística que prática." Frequentemente tem um aspecto teatral ou de fantasia, que parece ser uma vantagem em boates e outros locais especializados. Usuários da moda alternativa vão de adolescentes a pessoas com trinta e poucos anos, combinando as peças radicais com roupas usuais.

Tipos

O termo "moda alternativa" inclui qualquer tipo de roupa que se desvie das principais ofertas do mercado. Isso pode incluir o gótico, o punk, o fetiche e as roupas "adultas", juntamente com nichos de outras especialidades. Essa moda é muitas vezes criada por negócios pequenos e independentes e é difícil de ser encontrada em pontas de estoque de vendas populares. Algumas marcas alternativas populares incluem Lip Service, Tripp. Patricia Field e Stop Staring.

Atributos das roupas

Geralmente, pode-se dizer que uma roupa é alternativa por sua aparência e ajuste ao corpo. Estilistas alternativos fazem uso de tecidos e indumentárias não tradicionais para fazer suas roupas diferentes da norma. Acessórios populares incluem correntes de metal, balas (de revólver) usadas, caveiras, pregos e rebites. Uma linha em particular pode ter roupas feitas de couro, látex, PVC e renda. A silhueta é, em geral, ajustada e sensual, exibindo bainhas no alto e menos conforto ao usar do que a moda convencional. Também pode haver traços de influências históricas, com toques de fantasias elizabetanas e medievais, frequentemente junto com uma visão futurista.

Geografia

Com o aumento das vendas pela internet, o mercado da moda alternativa é agora internacional. Vários estilistas têm seguidores por todo o mundo e vendem seus produtos através de butiques independentes e pontas de estoque online. Um fã dessa moda pode encontrar lojas nas partes mais artísticas e jovens da cidade ou em áreas de diversidade sexual. Muitos estilistas também trabalham por encomenda, costurando à mão pedidos de customização ou pequenos emblemas para negociantes locais, para vender sob consignação. As capitais com moda alternativa próspera incluem Nova Iorque, Los Angeles, Londres e Tóquio.

Considerações

Uma questão que merece discussão na comunidade de moda alternativa é o papel das cadeias de lojas como Hot Topic e Torrid. Muitos contestam, dizendo que essas lojas vulgarizam a ideia da moda alternativa, tornando-a disponível para pessoas que não compreendem a afirmação cultural por trás dos desenhos. Eles veem a coisificação dessa moda como algo que mata a natureza criativa e íntima do negócio e uma rendição aos interesses corporativos. Ao mesmo tempo, o crescimento do mercado alternativo dentro da corrente principal garante que os consumidores jovens possam tomar um gosto pela estética sem investir uma grande soma de dinheiro. O mercado de roupas alternativas continuará a se mesclar com a corrente principal, mas novas roupas entrando em cena garantem que a moda alternativa nunca desaparecerá completamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível