Roupas retrô dos anos 60

Escrito por dan ketchum | Traduzido por dani souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Roupas retrô dos anos 60
Roupas retrô dos anos 60 são diversas e frequentemente ousadas. (retro image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Os anos 60 foram uma época de prosperidade econômica e revolução social. Esses fatores influenciaram a moda, e tanto roupas masculinas como femininas fizeram a transição do estilo conservador dos anos 50 para a excentricidade, ousadia e cores brilhantes características da década de 1960. Nos anos 60, os gostos e tendências dos jovens começaram a influenciar as roupas - agora produzidas em massa - pela primeira vez na história. Hoje consideradas "retrô", essas roupas foram inovadoras em sua época.

Outras pessoas estão lendo

Alta costura

A moda criada pelos estilistas que promoviam tendências nos anos 60, como o francês Christian Dior, o espanhol Cristobal Balenciaga e figuras notórias da moda italiana, formam a alta costura da década de 1960. Em geral, a alta costura dos anos 60 mantinha o visual elegante, simples e ligeiramente minimalista das roupas dos anos 50. As saias são mais curtas que nas décadas anteriores, e nos anos 60 as mulheres exibem menos acessórios, como chapéus e luvas. Sapatos grandes eram a moda feminina. As mulheres mais liberais usavam calças nessa época, e exibiam até shorts curtos reveladores - algo entre a parte de baixo de um biquíni e um shorts normal - no fim da década. A alta costura para homens incluía ternos justos, paletós sem gola, blusas de gola rolê, calças justas afuniladas e botas curtas. Pela primeira vez, os estilistas da alta costura reproduziam suas roupas para que fossem produzidas em massa.

Moda hippie

Em contraste com a produção em massa das roupas de alta costura, a revolução da contra-cultura dos anos 60 - que brotou na costa oeste dos Estados Unidos - deu origem à moda hippie. A espiritualidade oriental, o estilo psicodélico e a cultura nativa americana influenciaram muito essa moda, apesar de as roupas frequentemente exagerarem nesses elementos. Grande parte do guarda-roupa hippie é unissex, já que tanto homens quanto mulheres usavam jaquetas de couro com franjas, jeans, blusas soltas e camisas tingidas em tie-dye. Estampas multicoloridas, símbolos da paz e estampas de flores adornam muitas das roupas hippies dos anos 1960, e mulheres às vezes usavam saias longas em estilo cigano. Os homens e mulheres usavam roupas de segunda mão e mesmo trajes militares como uma declaração de moda. Os acessórios para os dois sexos incluíam miçangas, bandanas e óculos de sol.

Roupas retrô dos anos 60
A moda hippie inclui miçangas, bandanas e saias longas (African american hippie girl image by monamakela.com from Fotolia.com)

Estilo mod

O estilo mod - ou da Era Espacial - se originou na "Swinging London" nos anos 1960. Caimentos justos e cores brilhantes para homens e mulheres caracterizam esse estilo urbano. Na moda feminina, as roupas mod incluiam tudo, de macacões a minissaias reveladoras, cuja barra sobe algumas polegadas acima dos joelhos. Mulheres frequentemente combinavam a minissaia com meias altas ou botas acima do joelho, chamadas de go-go boots. As roupas masculinas faziam a transição para o estilo "Peacock Revolution", incluindo calças justas, punhos boca-de-sino, paletós de abotoamento duplo, saltos moderadamente altos e largos e lapelas exageradas. Babados e plastrões enfeitavam camisas de cores brilhantes com estampas ousadas. Mulheres frequentemente exibiam essas roupas também, já que o estilo mod era frequentemente unissex. Ambos os sexos usavam o casaco Nehru, um casaco na altura do quadril com cinto e gola grande. Os tecidos mod exibiam tons modernos de prateado, estampas de pop-art, vinil com visual molhado e poliéster em cores primárias.

Roupas retrô dos anos 60
Botas na altura do joelho são uma peça comum do estilo mod (Red stylish high heel fashion boot isolated on white image by Ragnarocks from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível