Mais
×

Roupas tradicionais do México

Atualizado em 18 março, 2017

O México é um país grande com várias culturas, tradições e preferências de moda diferentes. Sua diversidade se origina principalmente das várias culturas indígenas espalhadas pelo país, muitas das quais ainda mantém as tradições dos tempos pré-Colombianos. Hoje, a maioria dos mexicanos se veste com roupas ocidentais normais, mas não é incomum encontrar roupas tradicionais em cidades menores ou mais isoladas. Adicionalmente, durante feriados e eventos especiais, muitos mexicanos usam trajes especiais.

Muitas roupas usadas no México são variações de trajes tradicionais (mexican dresses image by dbvirago from Fotolia.com)

Huipil

O huipil é basicamente uma túnica longa e cavada, geralmente feita de algodão. É comum em muitas culturas indígenas, especialmente entre os Maias e Zapotecas, apesar de mulheres mais velhas o usarem muito em vilarejos menores. Um huipil pode ser uma camisa branca simples ou completamente coberta de bordados elaborados e estampas brilhantes. Geralmente, existem bordados na gola e nas mangas. Hoje, o huipil é um item de roupa casual muito similar à blusa mexicana. É usado até em áreas metropolitanas, apesar desses serem feitos para combinar com tendências modernas.

Quechquémitl

O que o huipil é para uma blusa, o quechquémitl é para o poncho. Ele é um item indígena de vestimenta feminina. É composto essencialmente de dois grandes quadrados de tecido costurados juntos em dois lados, com um buraco cortado para a cabeça. A diferença entre um poncho (também muito comum no México) e um quechquémitl é que esse último é tipicamente usado por motivos decorativos. Historicamente, o quechquémitl só era usado por mulheres nobres e apenas em eventos importantes como cerimônias religiosas.

Rebozo

O rebozo é menos uma roupa e mais um pedaço de tecido que serve para tudo. É um grande pano retangular com comprimento entre 1 e 3 metros, feito de algodão, seda ou lã. Como os dois itens anteriores, o rebozo é vestido por mulheres. Pode ser usado como um xale ou cachecol. Também pode ser usado como saco para carregar coisas ou até mesmo crianças pequenas. Um uso não tradicional do rebozo é para decoração, como para cobrir uma mesa.

Sombrero

Um item muito conhecido da vestimenta mexicana tradicional é o sombrero. Apesar de não datar dos tempos antigos, é uma peça importante da moda mexicana. Ele é um chapéu grande, com o meio em formato de cone e aba grande. Ele é mais comumente encontrado no norte do México (assim como algumas áreas do sul dos EUA) e é uma maneira prática de criar sua própria sombra e se esconder do sol forte. Os usados por fazendeiros e trabalhadores do campo tendem a ser feitos de palha, enquanto os decorativos, como aqueles usados por mariachis, são mais elaborados e podem ser feitos de feltro.

Traje de charro

Se algo é descrito como "charro", significa que é de alguma maneira relacionado aos vaqueiros tradicionais mexicanos. Um "traje de charro" é a roupa do cowboy mexicano, mais comumente reconhecido como roupa de mariachi. Ele inclui calças apertadas, botas, uma jaqueta curta e geralmente um sombrero. Todos esses itens tendem a ser espalhafatosos, feitos com bordados e franjas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article