Pó para as rugas dos Buldogues

Escrito por jennifer alyson | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pó para as rugas dos Buldogues
Os Buldogues ingleses precisam de cuidados especiais para manter suas rugas livres de infecção (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

A característica mais notável de um Buldogue inglês também costuma ser a mais problemática. As rugas e dobras do rosto de um Buldogue dão à raça sua aparência incomum. Sem cuidados de rotina, entretanto, essas rugas tornam-se armadilhas desagradáveis para bactérias que causam problemas de saúde e de higiene. Uma variedade de lenços umedecidos, produtos de limpeza e pós ajudam os donos de Buldogues a manter as rugas de seus cães limpas e livres de infecções.

Outras pessoas estão lendo

O problema com as rugas

Evitar as limpezas regulares das rugas permite um acúmulo de fungos, bactérias e outros micro-organismos que prosperam em ambientes escuros e úmidos como as dobras da pele. As infecções por fungos causam coceira, fazendo o cão se coçar e se esfregar excessivamente nos móveis e no carpete. O resultado são pontos quentes ou feridas abertas e com pus. A dermatite de dobra, um tipo de inflamação da pele, também afeta as rugas não tratadas. Pequenas infecções bacterianas ou fúngicas às vezes também se transformam em problemas de saúde sistêmicos para um Buldogue. Além dos problemas de saúde que elas trazem, as rugas mal cuidadas cheiram mal, fazendo com que passar um tempo com o animal seja desagradável.

Limpando as rugas

Os especialistas em Buldogues sugerem diversas técnicas eficazes de limpeza das rugas. Alguns tosadores limpam as rugas utilizando bolas de algodão embebidas em uma solução estéril para limpeza de lentes de contato, visto que a solução não machucará os olhos do cão em caso de exposição acidental. Outros utilizam lenços umedecidos para bebês contendo os condicionadores de pele lanolina e aloé, ou lenços de limpeza facial. Para problemas menos graves nas rugas, alguns criadores recomendam um pano macio úmido com sabonete suave. Abra as dobras da pele do cão e limpe-as com o método escolhido. Limpe as rugas gentilmente até que as bolas de algodão, os lenços umedecidos ou os lenços de limpeza não estejam retirando mais impurezas das dobras. Evite limpar as rugas com peróxido de hidrogênio ou álcool esterilizante, que irritam a pele.

Pulverizando as rugas

Tratar as rugas de um Buldogue com pó as manterá secas e prevenirá a proliferação de micro-organismos. Antes de aplicar o pó, seque completamente as rugas do Buldogue. A opção mais segura é o amido de milho. Evite pós com base de talco, como talco de bebê e polvilho, visto que o talco é carcinogênico quando inalado em grandes quantidades. Aplique o pó entre as dobras de pele com um pequeno pincel de maquiagem ou uma haste de algodão. Frascos espremíveis vazios e limpos, como frascos de mostarda ou de aplicação de tintura para cabelos, ajudam a direcionar e aplicar o pó corretamente.

Prevenindo problemas

Dependendo da idade do Buldogue, suas rugas provavelmente precisarão de limpeza pelo menos duas vezes por semana, ou até mesmo diariamente. Cães mais velhos precisam de mais ajuda para manter as rugas limpas, assim como os Buldogues que vivem em climas quentes e úmidos. Lave o Buldogue uma vez por semana com um xampu suave para animais para reduzir bactérias ou pestes irritantes que vivem na pele ou no pelo do cão. Após enxaguar, seque as rugas do cão completamente com um secador de cabelo na potência fraca. Aplicar pomadas como Diaperene ou Panolog ajuda a controlar as infecções nas rugas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível