Ruídos de borbulhas vindos da geladeira

Escrito por lee morgan | Traduzido por érika reis
Ruídos de borbulhas vindos da geladeira
Se você ouvir barulhos estranhos vindos de dentro de seu refrigerador, talvez não seja um sinal de problemas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As geladeiras são aparelhos ruidosos. Elas fazem sons que você pode achar estranhos ou inesperados. A verdade é que todos os modelos de refrigeradores têm seu próprios ruídos peculiares que variam de rangidos e gemidos até zumbidos, assobios e chiados. Outro som comum é o de borbulhas ou bolhas. Muitos donos de geladeiras reportam ouvir um som como esse saindo de seu aparelho e não sabem o que é. Existem algumas explicações diferentes e, geralmente, não é motivo de preocupação.

Circulação refrigerante

Ao longo de todo o ciclo de refrigeração da geladeira, o gás refrigerante é comprimido, mudado para o estado líquido, fervido ou vaporizado, mudado de volta para gás e bombeado através de uma rede de tubos destinados a manter a baixa temperatura da unidade durante o processo de termodinâmica. Ao longo dessas mudanças e processos, o gás refrigerante pode muitas vezes fazer um pouco de barulho à medida que viaja através dos tubos localizados na parte traseira ou no interior de sua geladeira. Um som comum dele é o barulho de borbulhas ou bolhas. Esses ruídos são completamente normais e fazem parte do processo de refrigeração.

Tubo de drenagem

Às vezes, você pode ouvir um som borbulhante ao fechar a porta da geladeira ou congelador. Os refrigeradores são equipados com drenos que permitem que o sistema de degelo se livre do gelo derretido na bobina de evaporador de forma rápida e ordenada. A água escorre para o ralo e, em seguida, vai para baixo de um tubo em um recipiente por baixo da unidade. Quando você abre a porta e a fecha logo em seguida, a pressão do ar faz com que ele vá para o ralo e para o tubo, passando pela condensação de drenagem. Imagine soprar em um canudo mergulhado em um refrigerante. É um movimento similar do ar do refrigerador, que pode resultar em um som borbulhante. Não há nenhum problema quando isso acontece.

Abastecimento da água

A água abastece muitos refrigeradores por várias razões. Ela passa por um caminho que preenche a máquina de fazer gelo e também se desloca para abastecer o reservatório que se liga ao dispenser de água em alguns modelos. Além de assobios ou chiados, que acontecem quando a água flui para o aparelho, você também pode ouvir um som de gotejar ou borbulhar.

Gás das geladeiras RV

Se sua geladeira for um modelo a gás, como aqueles comumente encontrados em veículos de passeio, o som borbulhante pode ser um problema que tem que ser reparado. Esses ruídos podem significar que há um vazamento do sistema de arrefecimento e que o hidrogênio necessário não está disponível. O resultado é que a água ferve dentro da unidade. Manchas amarelas perto da geladeira podem significar que o gás refrigerante vazou. Faça reparos no vazamento e uma recarga de gás.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível