Como o sabão em pó funciona no processo de limpeza

Escrito por marilyn zelinsky-syarto Google | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o sabão em pó funciona no processo de limpeza
Há uma lista básica de ingredientes em sabão em pó que funcionam juntos na limpeza das roupas (dirty laundry image by jedphoto from Fotolia.com)

Os sabões em pó são feitos com agentes de limpeza e ingredientes semelhantes, mas também são feitos com uma variedade de fragrâncias, cores e texturas para atender às preferências do consumidor. Saber os agentes de limpeza e ingredientes básicos dos sabões, e como funcionam durante o processo de lavar roupas, ajuda na hora de escolher o produto mais apropriado.

Outras pessoas estão lendo

Quando o sabão em pó foi inventado?

Os sabões em pó feitos de gorduras, como sebo ou coco, existiram por séculos como a principal maneira de remover a sujeira das roupas. No início dos anos 1930, a pesquisa e desenvolvimento do sabão em pó começou a evoluir na medida em que os suprimentos de gordura e óleo foram interrompidos durante a Segunda Guerra, e também por causa da necessidade militar de um produto de limpeza que funcionasse em água fria, além de água do mar, de acordo com a Associação do Sabão e Detergente. Finalmente, em 1946, o detergente que faltava foi encontrado e um sabão em pó sintético e para vários fins foi produzido. Nos anos 1950, o sabão em pó vendia mais que sabões em barra, principalmente porque os em barra costumavam deixar resíduos nos tecidos. Embora os sabões modernos venham em inúmeras formas, incluindo o líquido, em pó, em gel e em bolinhas, todos têm os mesmos ingredientes básicos que fazem com que funcionem da mesma maneira.

Como o sabão em pó funciona no processo de limpeza
O primeiro sabão em pó sintético funcionava melhor que sabões em barra, mas ainda não removia manchas fortes no processo de lavagem (Washing powder image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)

Ingredientes chave do sabão em pó

Há cerca de 14 ingredientes principais na maioria dos sabões em pó sintéticos e naturais, e o que faz com que um produto se destaque é geralmente a fragrância e a cor, de acordo com a Associação de Sabão e Detergente. Os ingredientes principais responsáveis pela maior parte da limpeza são moléculas chamadas surfactantes, que são formuladas para grudar, retirar e limpar a sujeira, enzimas que se quebram com as manchas e agentes anti-redepositantes, que suspendem e dispersam partículas de sujeira, certificando-se que não caiam de novo nas roupas enquanto estiverem na água, de acordo com o Science in the Box, um site da Proctor & Gamble. Por outro lado, de acordo com o site, sabões em pó não sintéticos são feitos de surfactantes de óleo de dendê, mas funcionam da mesma maneira com a sujeira durante o processo de limpeza.

Como o sabão em pó remove a sujeira

Tirar a sujeira das roupas durante a lavagem é um processo em parte químico, em parte físico. As roupas precisam de espaço para se mover na máquina de lavar, para que se agitem bem durante o ciclo de lavagem. A agitação das roupas suspende as partículas de sujeira na água antes que tenham chance de serem depositadas novamente nas roupas já limpas. Finalmente, o ciclo de enxágue elimina os glóbulos de sujeira.

Como o sabão em pó funciona no processo de limpeza
É importante que as roupas se agitem durante a lavagem, mas as roupas e o sabão precisam de espaço para circular e realizar o trabalho (waschmaschine image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)

Como a água afeta o sabão em pó

A água geralmente penetra nas superfícies, incluindo tecido. Para quebrar esse efeito, os surfactantes do sabão em pó são desenvolvidos para fazer com que a água se espalhe e deixe a roupa molhada, de acordo com a Associação do Sabão e Detergente. Mas a água pode afetar a maneira como os surfactantes trabalham. É a força e não a temperatura da água que faz diferença nesse processo. Os sabões em pó têm dificuldades para limpar roupas em água rica em minerais (água forte). Os minerais na água reagem com os surfactantes, tornando-os fracos e menos capazes de remover sujeira. Por sorte, os consumidores com problemas com água forte têm a escolha de comprar sabões com agentes suavizantes adicionados.

O papel da espuma

É mito que se um sabão cria pouca espuma, não limpa as roupas. A espuma se constitui de bolhas que se acumulam e têm pouco a ver com o processo de limpeza, de acordo com um artigo de 10 de março de 2010 sobre sobrecarga de sabões no The New York Times. Muita espuma é resultado de muito sabão em pó na máquina, explica o artigo, e ainda diz que muitas bolhas podem deixar uma camada na lavadora e nas roupas, resultando em necessidade de conserto dos eletrodomésticos e roupas endurecidas. Na hora de escolher o sabão em pó, é bom saber que todos funcionam usando a mesma ciência, independentemente da fragrância e da cor.

Como o sabão em pó funciona no processo de limpeza
A espuma não contém agentes de limpeza, é simplesmente um acúmulo de bolhas que se forma no processo de lavagem (Artistic Stream washing over Rocks image by SHansen from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível